Um avião de pequeno porte atravessou a pista do Aeroporto de Ubatuba e caiu na praia do Cruzeiro na manhã desta quarta-feira (9). Após o impacto a aeronave explodiu. Cinco pessoas estavam a bordo: quatro passageiros (dois adultos e duas crianças) e o piloto, cuja morte já foi confirmada.
A Rede Voa, que administra o aeroporto de Ubatuba, afirmou que a aeronave que se acidentou saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com destino à cidade litorânea paulista.
Segundo a administradora, o avião planejou problemas durante o pouso.
“As condições ambientais foram degradadas, com chuva e pista molhada. Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O Seripa já foi acionado e está coletando informações”, disse a nota.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) avaliou que a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
Vítimas
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, o piloto ficou preso nas ferragens e não pode ser resgatado com vida. As outras quatro vítimas sobreviveram e foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Em nota publicada no UOL, três pessoas que passavam pelo calçadão na hora do acidente também precisaram ser socorridas.
Uma câmera de segurança próximo ao local do acidente registrou o momento da queda. A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atual no local.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros em matéria publicada no g1, a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.
Veja o momento do acidente
#URGENTE – Jatinho ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode; piloto morreu
Uma pessoa morreu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta… pic.twitter.com/5ekBJ61stO
— Rlagos Noticias (@RlagosNoticias_) January 9, 2025
Fonte: Uol, g1.