Joinville investe R$ 2 milhões para conquistar turista de lazer

Continua depois da publicidade

Parceria entre os setores público e privado busca colocar a cidade catarinense de Joinville no mapa das viagens de lazer

Conhecido destino de negócios e eventos, polo de indústrias e inovação, Joinville participa da 50ª Abav Expo, no Riocentro, pela segunda vez com estande próprio, a fim de anunciar novidades e o conceito que passa a ser difundido ao visitante, para que vislumbre as possibilidades de lazer na oferta turística. O visitante é convocado a vivenciar experiências na cidade que vão de cultura, passando pela tradição do balé clássico e museus, até uma gama de opções em turismo rural, gastronomia, turismo náutico, observação de aves, entre outros atrativos que prometem cativar aqueles que desembarcam na localidade.

Um conjunto de ações que somam os esforços da Secretaria Municipal de Cultura, o Joinville & Região Convention and Visitors Bureau e o Sebrae local, começa a dar frutos com a formatação de nova estrutura. Com a chamada na feira de “Destino espetáculo”, Joinville aposta na capacidade de mais do que surpreender, quer encantar o viajante que desembarca no município.

“Destino espetáculo, a chamada na 50ª Abav Expo. Nosso objetivo é surpreender e encantar o visitante”, Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do Joinville & Região Convention and Visitors Bureau

Veja também as mais lidas do DT

A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, de acordo com Francine Olsen, diretora executiva da pasta, baseia a boa expectativa na infraestrutura da cidade, que tem hotelaria de ponta, já formatada para receber mais pessoas e também assinala o conjunto de cidades do entorno que têm apelo turístico, o que inclui alvos de interesse do visitante como o parque temático Beto Carrero World. A temperatura média de 20 graus é outro fator a cativar aqueles que buscam o lazer, porque contraria a ideia de que eventual frio seria empecilho par viabilizar a gama de atrações ao ar livre que o destino proporciona. Quanto aos mercados emissivos, o ranking demonstra que a entrada de turistas é liderada por visitantes do Paraná, seguido por São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do Joinville & Região Convention and Visitors Bureau, entidade que representa 126 associados, empresas que atuamem diversas atividades econômicas, lembra a abrangência do turismo para movimentar a receita local. Joinville já ocupa o posto de terceira cidade do Estado de Santa Catarina em arrecadação de ICMS.

Giuliano Rodrigo de Mello, Convention and Visitors Bureau de Joinville: turismo move a economia local (Foto: DT)
Giuliano Rodrigo de Mello, Convention and Visitors Bureau de Joinville: turismo move a economia local (Foto: DT)
União de esforços na promoção

A parceria com o setor público e a vocação para o visitor que o destino detém colocam o projeto de maior promoção do turismo no topo das decisões. Segundo ele, ganha prioridade entre os atores que movem tanto a divulgação como os novos investimentos locais. Também a alavancagem do mercado MICE com rearranjo de oportunidades para os eventos corporativos no pós-pandemia, igualmente estão nos planos do plano de expansão do aparato de receptivo de Joinville.

“Protagonismo do morador para alavancar o turismo na cidade”, Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo

Encantar também os locais A educação de escolares do Ensino Fundamental, de forma a vivenciarem a relevância do turismo na comunidade, é também uma empreitada em Joinville. Para tanto, o projeto “Viva Ciranda” que visa o engajamento social dos pequenos, foi estendido ao propósito de criar uma cultura em torno do potencial turístico local.

“Vamos encantar os habitantes do município com nossos atrativos, da mesma forma que almejamos cativar o visitante”, descreve Francine Olsen, reproduzindo a conduta sinalizada pelo secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth. O empenho também visa preparar os futuros formadores de opinião, para que sejam protagonistas tanto na difusão da imagem de Joinville, como formar nova geração de empreendedores no setor.

Por Cecília Fazzini, da 50ª ABAV EXPO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade