terça-feira, abril 15, 2025
InícioEntrevistasJulia Marques, do Guia do Turismo Brasil, fala ao...

Julia Marques, do Guia do Turismo Brasil, fala ao DIÁRIO

Ela cresceu rodeada de palavras, viagens e reuniões com o pai jornalista — e foi aí que começou a traçar seu próprio caminho. Comunicativa desde a escola, Julia Marques encontrou na união entre turismo e jornalismo o espaço ideal para dar voz às suas experiências. Hoje, formada em Relações Públicas e atuando no Guia do Turismo Brasil, ela transforma destinos em histórias que inspiram outros viajantes a explorar com propósito. O DIÁRIO a entrevistou, confira:

DIÁRIO: Julia, quando foi o estalo para começar a mexer com palavras e comunicação?

Comunicação sempre foi uma área que eu sabia que precisava desenvolver, porque desde a escola era o meu forte. Eu sempre fui aquela pessoa amiga de todo mundo, que conversava com todo mundo, que desenrolava as coisas, que falava na frente e tudo mais. Então, já sabia que era por essa área que eu tinha que seguir.

DIÁRIO: Na época do ginásio?

Logo que comecei a me entender por gente, já percebia que esse era o meu forte.

DIÁRIO – Era boa em redação?

Sim, em língua portuguesa, apresentações… Eu sempre dava a cara a tapa. Sempre soube que era nessa área que eu precisava investir. Além disso, meus pais são muito comunicativos e sempre trabalharam com isso.

DIÁRIO – Por influência do teu pai?

Por influência do meu pai. Sempre acompanhei ele antes mesmo de terminar a escola: nas viagens, reuniões, negócios que ele fechava… Sempre fui muito próxima disso. Durante meu desenvolvimento, sempre participei e acompanhei de perto. Assim que terminei o ensino médio, comecei a trabalhar, antes mesmo de entrar na faculdade. Optei pela área de hotelaria e turismo, e depois me formei em Relações Públicas, porque também sou muito boa na área comercial. Foi o curso dentro da comunicação que eu entendi que me permitiria explorar mais possibilidades.

Terminei Relações Públicas e agora trabalho com meu pai, no Guia do Turismo Brasil.

Júlia Marques, do Guia do Turismo Brasil, é entrevistada pelo DT durante a ABAV Travel 2025 – Foto: Paulo Atzingen / DT
Júlia Marques, do Guia do Turismo Brasil, é entrevistada pelo DT durante a ABAV Travel 2025 – Foto: Paulo Atzingen / DT

DIÁRIO – Há quanto tempo você está no Guia do Turismo Brasil?

Faz cerca de quatro anos que acompanho, participo e faço minhas produções.

DIÁRIO – Fale sobre alguma viagem marcante que te deu prazer em escrever. Você costuma escrever matérias de destino? Que tipo de matéria você faz?

Eu gosto muito de conhecer os lugares para falar sobre eles. Uma das viagens que mais gostei, que me deu prazer em escrever e publicar, foi para Foz do Iguaçu, no ano passado. Era um destino que eu não pensava muito, não estava nas minhas prioridades, mas me surpreendeu. Visitei as Cataratas, o Parque das Aves, a Tríplice Fronteira… Foram lugares que me encantaram, e deu gosto escrever sobre eles.

Os hotéis em que me hospedei, que foram parceiros nossos, também foram excelentes. Tive muito conteúdo — mais do que eu imaginava — para escrever sobre o destino. Fiz com muito prazer, baseada na minha experiência e no que acredito que o leitor precisa saber. Às vezes, a gente lê informações superficiais, mas quando o conteúdo é feito por alguém que viveu aquilo com amor, a percepção muda completamente. O leitor sente isso. Foz me surpreendeu muito, e escrevi com o cuidado de detalhar tudo para que o público realmente entenda como é a experiência e saiba exatamente onde deve ir.

*A reportagem sobre o Parque da Aves é eleita por Julia sua preferida.

DIÁRIO – Julia, qual destino — nacional — você ainda quer conhecer e que acha que renderia muito conteúdo?

Olha, os Lençóis Maranhenses são um destino que eu acredito ter muitos detalhes a serem explorados e comentados. Tem informações importantes, e eu, como jornalista e responsável por escrever, sei que conseguiria passar direitinho o que o leitor precisa saber: melhor época do ano, o que levar, o que visitar…

Muitas vezes, a gente vê só por cima, mas os detalhes são o que realmente importa. Sempre priorizo isso, assim como a gastronomia. Sempre que viajo, foco nos principais pontos turísticos e experiências típicas, como se eu tivesse poucos dias — quatro ou cinco — e precisasse aproveitar ao máximo. Tento condensar o melhor do lugar.

DIÁRIO – Você faz um planejamento antes de viajar?

Faço um planejamento bem detalhado. Desde os horários, o que dá para fazer no mesmo dia para otimizar tempo… Quando viajo, tento aproveitar cada minuto. Pesquiso tudo antes: os pontos turísticos mais importantes, os restaurantes com as comidas típicas, o doce local mais famoso… Tudo para ser assertiva e viver a experiência real daquele destino, sem perder tempo.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque