Kennedy Space Center apresenta novidades em atrações

Continua depois da publicidade

Parque temático, situado a menos de uma hora de Orlando (EUA), em Cabo Canaveral, quer atrair mais visitantes com o slogan ‘Venha descobrir algo real’. Tudo relacionado ao universo das missões espaciais, intensificando a experiência do público frequentador do atrativo, predominantemente formado por famílias. A missão, que consolida também a parceria promocional de quase 7 anos com o Visit Orlando, foi detalhada em almoço oferecido a profissionais do trade e imprensa, nesta sexta-feira (13), no restaurante Figueira Rubaiyat, na região dos Jardins, em São Paulo

Por Cecília Fazzini

Pronto para ampliar a oferta e também a sensação daqueles que percorrem suas instalações, o Kennedy Space Center Visit Complex, quando tem à frente a tarefa comercial de expandir a venda de ingressos – com opção de 1 e 2 dias – mostra que seus executivos estão longe de viver “no mundo da lua”. Novos atrativos foram agregados ao espaço de lazer e entretenimento com forte apelo interativo e ajuda de realidade virtual. Eles se destinam a atrair a atenção de pessoas de todas as idades, incluindo os mais veteranos, por terem vivenciado o período de maior efervescência dos primeiros passos da corrida espacial.

Veja também as mais lidas do DT

Victor Manjarres, CEO da TM Americas, agência de Marketing para América Latina do Kennedy Space Center Visitor Complex, destacou o interesse crescente do turista brasileiro pelo produto, já que o País é líder entre os mercados emissores internacionais, à frente até mesmo do vizinho Canadá. O dirigente considerou a aposta nas novas ferramentas que contemplam o gosto do visitante pelo inusitado, “sobretudo o dos mais jovens, muito mais familiarizadas com o uso intensivo da tecnologia”.

Além de ser um programa a ser desfrutado em família, o dirigente identifica alto grau de fidelização do visitante. A área do parque está dividida em ‘Zonas de Missão’, nas quais fica evidenciada cronologia da exploração espacial pelo homem. São elas: Heroes & Legends, Space Shuttle Atlantis, Nasa Now + Next e Apollo/ Saturn V Center.

Victor Manjarres, CEO da TM Americas, agência de marketing para América Latina do Kennedy Space Center Visitor Complex: "atrativo destaca-se pelo realismo embarcado no entretenimento" - Foto: Cecília Fazzini / DT
Victor Manjarres, CEO da TM Americas, agência de Marketing para América Latina do Kennedy Space Center Visitor Complex: “atrativo destaca-se pelo realismo embarcado no entretenimento” – Foto: Alberto Rocha

O objetivo não é o de mostrar apenas o registro do passado com a exposição de foguetes ou ônibus que cruzaram a órbita da terra, mas a de fortalecer o que está sendo feito no momento e estabelecer conexão com o futuro. Exatamente o que oferece o Gateway: The Deep Space Launch Complex, inaugurado há apenas dois anos: “viagem” imersiva através dos cosmos. Um conjunto de naves espaciais modernas criam a atmosfera futurista das viagens, no formato de educação imersiva, auxiliada por efeitos atmosféricos e um cinema 4D.

O Spaceport KSC é outro modelo inovador de viagem interativa proposto pelo Kennedy Space Center. Painéis auto-explicativos orientam o público a escolher entre quatro opções: Maravilhas Cósmicas, Exploradores Ousados, Planeta Vermelho ou Mundos Inexplorados.
O real inacreditável O convite à experiência cercada do máximo de realismo está presente no Space Shuttle Atlantis: A Ship Like No Other, atração vinculada ao programa dos ônibus espaciais. Victor Manjarres frisa que “não é réplica” já que torna possível ao observador estar frente-a-frente com o Atlantis, como só os astronautas haviam conseguido. No complexo, o ônibus foi pendurado a uma altura de 10 metros do solo e inclinação de 43 graus, para que todos possam vê-lo de diversos ângulos. O Atlantis registrou o feito de ter realizado 33 missões espaciais (ficando fora da Terra por um total de 306 dias), o projeto foi aposentado pela NASA em 2011.

E para injetar dose ainda maior de adrenalina à viagem lúdica pelo espaço, há o “Discover Something Real”. Oportunidade ímpar de ver, ao vivo, o lançamento de um foguete, num ambiente de completo realismo. A ressalva é que esse tipo de atividade acontece em datas específicas o que torna necessário consultar a agenda de lançamentos.

Produto e destino somam esforços

Não é segredo o quanto Orlando desfruta da preferência no plano de viajar do brasileiro. Em 2023, o destino recebeu 696.000 brasileiros, um fluxo turístico 21% acima do registrado em 2022. Patrick Yvars, Diretor de vendas do Visit Orlando para a América Latina, presente ao almoço, festejou o ingresso de mais brasileiros ao acentuar que os parques permanecem como carro-chefes para a localidade, incluindo a promoção conjunta realizada com o Kennedy Space Center. Mas o executivo considerou outros aspectos capazes de estimular os desembarques por lá. Em sua lista constam, cultura, gastronomia
(com 27 novos restaurantes inaugurados) e uma gama de experiências únicas ao ar livre.

Patrick Yvars, Diretor do Visit Orlando: "crescimento de 21% no fluxo de visitantes brasileiros" - Foto: Cecília Fazzini / DT
Patrick Yvars, Diretor do Visit Orlando: “crescimento de 21% no fluxo de visitantes brasileiros” – Foto: Alberto Rocha

Conectividade

Com voos para Orlando de domingo a domingo, num total de 35 saídas semanais, a Copa Airlines mostra a sinergia com o destino. Durante o evento desta 6ª. Feira, Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da companhia aérea frisou que a companhia aérea já superou os níveis anteriores à pandemia e o projeto de expansão para os próximos três a quatro anos está à pleno vapor “só na dependência da entrega das aeronaves pelo fabricante”, ressalvou.

Hoje a Copa opera 7 cidade brasileiras: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus e Porto Alegre (onde retoma as operações a partir de 19 de dezembro).

Turismo espacial, uma possibilidade

Frequentador e palestrante no Kennedy Space Center, o 1º. astronauta do Hemisfério Sul que não se naturalizou norte-americano, Marcos Pontes encorajou os presentes a, no futuro, pensarem em roteiros turísticos com destino ao espaço. Ele, que se confessa fã do complexo de diversão, faz viagens regulares para o atrativo em suas férias parlamentares de janeiro e julho, já que é atualmente Senador por São Paulo. “O parque é adequado para
toda a família e um local de inspiração e de história, ao exibir equipamentos e foguetes”. De acordo com Pontes, ver a vibração emocional e sonora do lançamento de um foguete é algo incomparável.

Marcos Pontes (astronauta brasileiro): "é possível fazer turismo pelo espaço no futuro" - Foto: Cecília Fazzini / DT
Marcos Pontes (astronauta brasileiro): “é possível fazer turismo pelo espaço no futuro” – Foto: Alberto Rocha

O astronauta brasileiro – que esteve em missão em 2006 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), por meio da Missão Centenário, também integrou a tripulação da nave russa Soyuz TMA-8.

Discorreu sobre a sua história real que, da infância pouco abastada em Bauru, no Interior Paulista, se manteve obstinado a estudar e atingir seus objetivos. Em seu ofício de coaching, Pontes, ao se reportar a jovens e para o meio corporativo, reitera a importância de vencer os medos e perseguir a ética, Inteligência e a relevância da missão.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade