Kennedy Space Center apresenta novidades em atrações

Continua depois da publicidade

Parque temático, situado a menos de uma hora de Orlando (EUA), em Cabo Canaveral, quer atrair mais visitantes com o slogan ‘Venha descobrir algo real’. Tudo relacionado ao universo das missões espaciais, intensificando a experiência do público frequentador do atrativo, predominantemente formado por famílias. A missão, que consolida também a parceria promocional de quase 7 anos com o Visit Orlando, foi detalhada em almoço oferecido a profissionais do trade e imprensa, nesta sexta-feira (13), no restaurante Figueira Rubaiyat, na região dos Jardins, em São Paulo

Por Cecília Fazzini

Pronto para ampliar a oferta e também a sensação daqueles que percorrem suas instalações, o Kennedy Space Center Visit Complex, quando tem à frente a tarefa comercial de expandir a venda de ingressos – com opção de 1 e 2 dias – mostra que seus executivos estão longe de viver “no mundo da lua”. Novos atrativos foram agregados ao espaço de lazer e entretenimento com forte apelo interativo e ajuda de realidade virtual. Eles se destinam a atrair a atenção de pessoas de todas as idades, incluindo os mais veteranos, por terem vivenciado o período de maior efervescência dos primeiros passos da corrida espacial.

Veja também as mais lidas do DT

Victor Manjarres, CEO da TM Latin America, agência de marketing do destino e do complexo, destacou o interesse crescente do turista brasileiro pelo produto, já que o País é líder entre os mercados emissores internacionais, à frente até mesmo do vizinho Canadá. O dirigente considerou a aposta nas novas ferramentas que contemplam o gosto do visitante pelo inusitado, “sobretudo o dos mais jovens, muito mais familiarizadas com o uso intensivo da tecnologia”.

Além de ser um programa a ser desfrutado em família, o dirigente identifica alto grau de fidelização do visitante. A área do parque está dividida em ‘Zonas de Missão’, nas quais fica evidenciada cronologia da exploração espacial pelo homem. São elas: Heroes & Legends, Space Shuttle Atlantis, Nasa Now + Next e Apollo/ Saturn V Center.

Victor Manjares, CEO do Kennedy Space Center: "atrativo destaca-se pelo realismo embarcado no entretenimento".
Victor Manjares, CEO do Kennedy Space Center: “atrativo destaca-se pelo realismo embarcado no entretenimento” – Foto: Cecília Fazzini / DT

O objetivo não é o de mostrar apenas o registro do passado com a exposição de foguetes ou ônibus que cruzaram a órbita da terra, mas a de fortalecer o que está sendo feito no momento e estabelecer conexão com o futuro. Exatamente o que oferece o Gateway: The Deep Space Launch Complex, inaugurado há apenas dois anos: “viagem” imersiva através dos cosmos. Um conjunto de naves espaciais modernas criam a atmosfera futurista das viagens, no formato de educação imersiva, auxiliada por efeitos atmosféricos e um cinema 4D.

O Spaceport KSC é outro modelo inovador de viagem interativa proposto pelo Kennedy Space Center. Painéis auto-explicativos orientam o público a escolher entre quatro opções: Maravilhas Cósmicas, Exploradores Ousados, Planeta Vermelho ou Mundos Inexplorados.
O real inacreditável O convite à experiência cercada do máximo de realismo está presente no Space Shuttle Atlantis: A Ship Like No Other, atração vinculada ao programa dos ônibus espaciais. Victor Manjarres frisa que “não é réplica” já que torna possível ao observador estar frente-a-frente com o Atlantis, como só os astronautas haviam conseguido. No complexo, o ônibus foi pendurado a uma altura de 10 metros do solo e inclinação de 43 graus, para que todos possam vê-lo de diversos ângulos. O Atlantis registrou o feito de ter realizado 33 missões espaciais (ficando fora da Terra por um total de 306 dias), o projeto foi aposentado pela NASA em 2011.

E para injetar dose ainda maior de adrenalina à viagem lúdica pelo espaço, há o “Discover Something Real”. Oportunidade ímpar de ver, ao vivo, o lançamento de um foguete, num ambiente de completo realismo. A ressalva é que esse tipo de atividade acontece em datas específicas o que torna necessário consultar a agenda de lançamentos.

Produto e destino somam esforços

Não é segredo o quanto Orlando desfruta da preferência no plano de viajar do brasileiro. Em 2023, o destino recebeu 696.000 brasileiros, um fluxo turístico 21% acima do registrado em 2022. Patrick Yvars, Diretor de vendas do Visit Orlando para a América Latina, presente ao almoço, festejou o ingresso de mais brasileiros ao acentuar que os parques permanecem como carro-chefes para a localidade, incluindo a promoção conjunta realizada com o Kennedy Space Center. Mas o executivo considerou outros aspectos capazes de estimular os desembarques por lá. Em sua lista constam, cultura, gastronomia
(com 27 novos restaurantes inaugurados) e uma gama de experiências únicas ao ar livre.

Patrick Yvars, Diretor do Visit Orlando: "crescimento de 21% no fluxo de visitantes brasileiros" - Foto: Cecília Fazzini / DT
Patrick Yvars, Diretor do Visit Orlando: “crescimento de 21% no fluxo de visitantes brasileiros” – Foto: Cecília Fazzini / DT

Conectividade

Com voos para Orlando de domingo a domingo, num total de 35 saídas semanais, a Copa Airlines mostra a sinergia com o destino. Durante o evento desta 6ª. Feira, Raphael de Lucca, Country Manager Brasil da companhia aérea frisou que a companhia aérea já superou os níveis anteriores à pandemia e o projeto de expansão para os próximos três a quatro anos está à pleno vapor “só na dependência da entrega das aeronaves pelo fabricante”, ressalvou.

Hoje a Copa opera 7 cidade brasileiras: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus e Porto Alegre (onde retoma as operações a partir de 19 de dezembro).

Turismo espacial, uma possibilidade

Frequentador e palestrante no Kennedy Space Center, o 1º. astronauta do Hemisfério Sul que não se naturalizou norte-americano, Marcos Pontes encorajou os presentes a, no futuro, pensarem em roteiros turísticos com destino ao espaço. Ele, que se confessa fã do complexo de diversão, faz viagens regulares para o atrativo em suas férias parlamentares de janeiro e julho, já que é atualmente Senador por São Paulo. “O parque é adequado para
toda a família e um local de inspiração e de história, ao exibir equipamentos e foguetes”. De acordo com Pontes, ver a vibração emocional e sonora do lançamento de um foguete é algo incomparável.

Marcos Pontes (astronauta brasileiro): "é possível fazer turismo pelo espaço no futuro" - Foto: Cecília Fazzini / DT
Marcos Pontes (astronauta brasileiro): “é possível fazer turismo pelo espaço no futuro” – Foto: Cecília Fazzini / DT

O astronauta brasileiro – que esteve em missão em 2006 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), por meio da Missão Centenário, também integrou a tripulação da nave russa Soyuz TMA-8.

Discorreu sobre a sua história real que, da infância pouco abastada em Bauru, no Interior Paulista, se manteve obstinado a estudar e atingir seus objetivos. Em seu ofício de coaching, Pontes, ao se reportar a jovens e para o meio corporativo, reitera a importância de vencer os medos e perseguir a ética, Inteligência e a relevância da missão.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade