KLM mostra sua 103ª miniatura de casa em cerâmica em Aruba

Continua depois da publicidade

A 103ª edição da miniatura, tradicional item colecionável da KLM, preenchido com gin holandês, celebra a histórica Casa Ecury, parte do Museu Nacional de Arqueologia de Aruba e é um local emblemático da ilha

A KLM celebra hoje, 07, seu 103º aniversário de fundação. E a ocasião é tradicionalmente acompanhada pela apresentação de uma nova casa em miniatura feita de cerâmica. Dessa forma, neste ano, a miniatura é uma réplica da casa da família Ecury, em Aruba.

Vale dizer que a ilha marcará o centenário da aviação no próximo ano, e a Casa Ecury, a qual agora faz parte do Museu Nacional de Arqueologia de Aruba, é próxima ao local onde a primeira aeronave pousou. Além disso, a família Ecury teve um papel significativo no desenvolvimento da aviação na ilha.

A história de Aruba com aviação e a KLM

A KLM voou para Aruba pela primeira vez quase 90 anos atrás. O primeiro voo aconteceu em 23 de dezembro de 1934. Na ocasião, ele foi realizado com um KLM Fokker F-XVIII com motor triplo, batizado de “Snip”.

Veja também as mais lidas do DT

E a empresa fez da ilha seu hub operacional para outras operações no Caribe. Porém, os voos programados entre Curaçao e Aruba começaram em 19 de janeiro de 1935, que foi o primeiro operado pela KLM West-Indian Branch (WIB). Depois, a KLM começou a operar os voos programados e diretos entre Amsterdã e Aruba em 11 de fevereiro de 1974.

E no ano que vem, Aruba comemorará 100 anos do primeiro voo na ilha. Vale dizer que hoje o Aeroporto recebe cerca de 2,5 milhões de passageiros anualmente e tem crescido significativamente com o tempo. Isso acontece uma vez que o turismo é um dos principais motores da economia no local.

Por sua vez, a presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel, está em Aruba. Ela apresentará a última miniatura de cerâmica do 103ª aniversário da KLM para Agustin Vrolijk, governador interino de Aruba. E também para a família Ecury, em evento às 20h (horário local de Aruba).

Homenagem e comemorações

Sobre a escolha da casa Ecury, Agustin Vrolijk, governador interno de Aruba, disse: “Parabenizo a KLM por seu centésimo terceiro aniversário. Estamos extremamente orgulhosos de nossa herança cultural e por isso estamos muito honrados por esta mansão icônica, o complexo Ecury, ter sido escolhida como a próxima casa em miniatura da KLM. ”

E ele complementou, destacando: “Estamos profundamente honrados pelo fato de que a herança cultural de Aruba irá agora viajar para todos os destinos da KLM no mundo inteiro”.

Marjan Rintel, CEO e presidente da KLM, comentou: “Não sei se os fundadores da KLM poderiam ter imaginado em 1919 que ainda estaríamos comemorando o aniversário da companhia aérea 103 anos mais tarde.”

E ela acrescentou, dizendo: “Este ano estamos fazendo isso na adorável Aruba, um destino da KLM há quase cinquenta anos, onde estamos iniciando as comemorações de hoje, marcando um centenário da aviação na ilha.”

Então, a CEO finalizou: A KLM teve muitos altos e baixos durante o século passado, mas sempre marcamos nosso aniversário em 7 de outubro, porque queremos continuar celebrando que a KLM é uma empresa maravilhosa que conecta a Holanda com o mundo. Estamos orgulhosos disso.”

A Casa Ecury

A Casa Eucry está localizada em Oranjestad e foi construída em 1929, perto do local onde a primeira aeronave pousou na ilha, há quase 100 anos. Essa era a casa da estimada família Ecury, relevante na sociedade e nos negócios. Tanto que Son Nicasio “Dundun” Ecury construiu seu império empresarial a partir de lá e desempenhou um papel importante no desenvolvimento da aviação na ilha.

E seu filho, Boy Ecury, estudou na Holanda e se tornou um herói da resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Mas, ele foi traído e executado em 1944.

Atualmente, a Casa Ecury faz parte do Museu Nacional de Arqueologia de Aruba desde 2009 e é o coração do museu. Foi construída em 1929 e apresenta uma fachada com que une elementos clássicos e elementos decorativos locais. Este conjunto imponente e harmonioso é uma criação única do arquiteto Dada Picus.

Como começou a tradição das casas em cerâmica da KLM

Desde os anos 50, a KLM vem apresentando miniaturas de casas em cerâmica preenchidas com Bols, um gin holandês, para os passageiros da World Business Class em voos intercontinentais.

Essas miniaturas são réplicas de edifícios históricos da Holanda e do exterior e são peças colecionáveis. E desde 1994, a KLM adiciona uma nova miniatura para sua coleção anualmente no dia do aniversário de sua fundação, 7 de outubro.

Essa é a segunda vez na história da KLM que a miniatura em cerâmica é baseada em um edifício fora da Holanda. Isso porque no aniversário de 85 anos da KLM, a companhia apresentou uma réplica do característico Edifício Penha, em Curaçao.

A miniatura da KLM inspirada na Casa Ecury, em Aruba.
A miniatura da KLM inspirada na Casa Ecury, em Aruba. (Foto: Divulgação).



Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade