Das agências com edição do DT
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulga ranking de queixas dos passageiros do primeiro trimestre de 2018. O item transporte de bagagem é o segundo mais reclamado, com 13,65% das queixas. Além da identificação adequada, entre as principais recomendações para os viajantes, antes até do embarque, está a lacração com plástico resistente, garantindo que, mesmo com cadeados, as malas não sejam violadas.
Não só no Brasil, mas no mundo todo, incidentes como extravios e violações de malas podem ocorrer. Ação pode ocorrer inclusive, dentro dos próprios aeroportos, causados por funcionários e prestadores de serviços. Outra forte preocupação é o tráfico de drogas. Segundo a Polícia Federal (PF), entre 2014 e 2017, o número de apreensões por tráfico nos aeroportos brasileiros cresceu 428%.
Veja também as mais lidas do DT
Ocorrências brasileiras
Recentemente, 3 quadrilhas suspeitas de atuar nos aeroportos de Foz do Iguaçu (PR) e Guarulhos (SP) foram desarticuladas pela Polícia Federal (PF). A ação aconteceu após um funcionário ter sido descoberto colocando droga dentro da mala do passageiro, na operação de rampa, onde é feito o despacho da bagagem. Neste caso, o passageiro estava em comum acordo, porém muitas pessoas, sem saber, estão correndo o risco de serem usadas para tráfico de entorpecentes.
Extravios e violações
Os extravios e violações também costumam acontecer com frequência e dificilmente as companhias se responsabilizam pelos objetos perdidos. Foi assim, inclusive, que surgiu a Protec Bag, empresa líder de mercado de proteção de embalagens. No início da década de 1990, o advogado paulista Paulo Fabra, teve sua bagagem violada em uma viagem à Espanha. Quando a companhia aérea não se responsabilizou pelo ressarcimento dos objetos, Fabra criou uma ideia que garantia a prevenção de roubos durante o percurso de despache: a lacração de bagagens feitas em plástico resistente. Para viabilizar essa novidade, ele contatou Sérgio Cassetari. A dupla lançou a primeira unidade da Protec Bag no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em 1990. Desde então, eles têm aprimorado e desenvolvido métodos e processos rápidos, seguros e confiáveis de soluções em segurança de bagagens usados em todo o mundo.
Além da tradicional lacração de malas, sacolas, valises, caixas ou qualquer bagagem, a empresa também aposta na inovação e apresenta novos serviços e produtos na unidade de Orlando. Inspiradas nas mais modernas tecnologias internacionais, a nova loja possui soluções como:
- Angel Driver – Relógio rastreador para crianças
- ZeroTech Dobby – Drone de bolso
- DOT Watch – Primeiro smartwatch em braile do mundo
- Curioscope – Camisa Virtual para corpo humano
- ModoBag – Carry-on motorizada
A nova unidade da Protec Bag fora do Brasil fica na 6550 International Drive Suite 116 – Orlando, Flórida (EUA). Telefone: +1 (407) 313-1599⠀