A LATAM Airlines Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2025 com o maior market share doméstico dos últimos 15 anos. De julho a setembro, a companhia atingiu 41,02% de participação no mercado aéreo nacional, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É o melhor resultado desde 2010, quando registrou 42,95%.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
A taxa média de aproveitamento dos voos da LATAM no período chegou a 86,4%, superando todas as concorrentes que atuaram no mercado doméstico brasileiro.
“A liderança da LATAM no mercado doméstico no trimestre, a maior dos últimos 15 anos, reflete a eficiência operacional e os investimentos realizados no Brasil neste ano. Com o recorde de operação em 59 destinos domésticos e a ampliação estratégica da malha aérea, reforçamos nosso compromisso de conectar clientes e convidá-los a ir mais alto”, afirmou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
Setembro histórico
O resultado trimestral foi impulsionado pelo desempenho de setembro, mês em que a companhia registrou 40,96% de participação — o melhor índice para o período desde 2010 — e uma taxa de aproveitamento de 85,3%.
Expansão e novas bases
Desde 2021, a LATAM ampliou sua presença de 44 para 59 aeroportos no país, consolidando-se como a aérea que mais investe na aviação nacional. No primeiro semestre de 2025, a empresa aumentou em 8,5% a oferta doméstica de assentos (ASK) e prevê encerrar o ano com crescimento entre 9,5% e 10,5%.
Neste ano, a companhia já inaugurou sete novas bases: Pelotas (RS), Fernando de Noronha (PE), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Bonito (MS), Dourados (MS) e Parnaíba (PI).
No cenário internacional, a LATAM mantém a liderança no Brasil com voos próprios para 90 destinos e previsão de crescimento de até 11% na oferta. Entre as novidades estão rotas já inauguradas — Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires e Porto Alegre–Buenos Aires — e novos voos programados, como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
De acordo com a ANAC, a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional desde 2021. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, foi eleita a companhia aérea preferida dos viajantes corporativos pela Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).