Renovação inclui a incorporação de novas cabines Premium Business com portas, sendo o primeiro grupo de aéreas da América do Sul a oferecer essa nova experiência aos passageiros
Com o objetivo de aperfeiçoar a sua frota e oferecer a melhor experiência a bordo, o Grupo LATAM acaba de anunciar que iniciará em setembro deste ano um processo de renovação das cabines de 24 aeronaves Boeing 787. O investimento de mais de US$ 360 milhões redesenha completamente o interior das cabines com novos assentos, entretenimento a bordo e melhor design. Do total de aviões que serão renovados, 10 são do modelo Boeing 787-8 (exclusivos para o mercado chileno) e 14 são Boeing 787-9, que operam no Brasil, Chile e Peru. Os primeiros aviões com cabines remodeladas serão os 787-8, que começarão a voar comercialmente no primeiro semestre de 2025.
Entre as mudanças que serão implementadas, destaque para a nova cabine Premium Business, que passará a contar com o assento Recaro R7 (anteriormente conhecido como CL6720), da Recaro Aircraft Seating. Este modelo foi desenhado para oferecer mais espaço e comodidade, e conta com portas que entregam mais privacidade ao passageiro, sendo a LATAM o único grupo de aéreas da América do Sul a oferecer esse produto.
Veja também as mais lidas do DT
Os assentos da cabine Economy serão completamente renovados por modelos de última geração, desenhados ergonomicamente para oferecer mais espaço e comodidade. Também poderão viajar com mais conforto nos assentos Economy Plus, que oferecem mais espaço, maior reclinação, apoio aos pés e espaço exclusivo para malas.
Além disso, todas as poltronas das cabines Premium Business e Economy serão revestidas com couro até 70% reciclado, mesmo material utilizado nas aeronaves de corredor único (narrow body) da companhia. Este revestimento, vale ressaltar, permite reduzir em até 87% a quantidade de água usada na produção desse material em comparação com couro regular e até o momento já evitou o envio de 21 toneladas de resíduos a aterros sanitários, segundo os dados do fabricante Gen Phoenix.
Os passageiros da Economy poderão se conectar à plataforma de entretenimento LATAM Play utilizando o Bluetooth de seus próprios fones de ouvido e desfrutar, com telas renovadas de 12 polegadas, alta definição e tecnologia touch screen, o conteúdo mais completo entre as companhias aéreas da região, com mais de 240 filmes, 740 episódios de programas de televisão, 1,5 mil músicas e conteúdos do Max, Paramount+ e Disney+.
Todas as 24 aeronaves passarão a contar também com mapa 3D interativo da Panasonic’s Arc™, que oferece informações detalhadas sobre a região sobrevoada para que o passageiro descubra lugares emblemáticos das diferentes cidades.
“Com um design que reflete a essência única do grupo LATAM e atenção aos mínimos detalhes, nossas novas cabines foram criadas pensando em uma experiência de viagem de classe mundial. Os novos assentos Premium Business marcam um avanço significativo, aliando conforto, privacidade e elegância. Essas renovações posicionam a LATAM como líder no setor, proporcionando aos nossos passageiros um nível de conforto sem precedentes e uma experiência de voo exclusiva”, explica Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do Grupo LATAM.
“Nossa estreita colaboração com a LATAM deu origem a um assento verdadeiramente único para os passageiros de sua classe executiva”, afirma o Dr. Mark Hiller, CEO da RECARO Aircraft Seating e RECARO Holding. “O R7 oferece uma comodidade premium, eleva a privacidade a um outro nível e será um diferencial destacado em sua frota e no mercado sulamericano”.
O processo completo de renovação dos 24 aviões será realizado nas bases de manutenção da LATAM em São Carlos (SP) e Santiago. O processo completo deve ser concluído no segundo semestre de 2026, considerando que cada retrofit exige de 2 a 4 meses para ter suas melhorias implementadas.