Segundo a ANAC, LATAM alcançou 34,5% de participação no mercado nacional em abril de 2022, após fortalecer operações nos principais hubs e cidades-foco de seus investimentos no Brasil.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com Agências
Segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e divulgados hoje (03/06), a LATAM é novamente a companhia aérea líder da aviação comercial brasileira em abril de 2022, com uma participação* de 34,5% no mercado doméstico. No decorrer do mês, a companhia deu sequência ao seu processo de retomada e incrementou a malha aérea com mais voos entre as capitais e seus principais hubs (centros de conexão) e cidades-foco dos seus investimentos no Brasil. São elas: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília e Fortaleza. Com isso, a LATAM lidera o mercado aéreo brasileiro desde fevereiro deste ano.
“O turismo de lazer, principalmente para destinos do Nordeste brasileiro, já vinha se recuperando com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e da flexibilização das restrições sanitárias. Recentemente, o turismo de negócios também começou a demandar mais voos. Por isso, ampliamos sequencialmente as operações na Ponte Aérea São Paulo-Rio de Janeiro e demais rotas capazes de conectar mais pessoas para mais destinos em nossos hubs”, explicou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, em nota oficial enviada por e-mail ao DIÁRIO.
Segundo a nota oficial, no Brasil, em abril de 2022, a LATAM retomou 97% da sua oferta** doméstica de assentos e alcançou uma taxa de ocupação de 78,4%, transportando mais de 2,2 milhões de passageiros em uma média de 503 voos domésticos diários para 49 destinos no País (antes da pandemia de Covid-19 eram 44 destinos).
LATAM está pronta para a alta temporada de julho de 2022
Conforme o DIÁRIO noticiou, para a alta temporada de julho no Brasil, a LATAM programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais. O aumento das decolagens em relação a junho de 2022 visa atender à crescente demanda por viagens domésticas e internacionais no Brasil em um momento de retomada do turismo de lazer e durante o mês caracterizado pelas férias escolares no país.
Os principais incrementos no mercado doméstico são nos voos com destino ao Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont); Brasília e Fortaleza. No mercado internacional a partir do Brasil, a companhia ampliará seus voos para Santiago, Buenos Aires, Miami e Orlando.
Além de incrementar a frequência de voos semanais em algumas rotas ao longo do mês de julho, a LATAM também retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como os voos diretos entre Porto Alegre e Lima e Fortaleza-Miami, e dará continuidade às estreias planejadas e mantidas para 2022. Em julho, a companhia estreará 5 novos destinos, sendo 1 no exterior e 4 no Brasil: Roma (Itália), Montes Claros, Cascavel, Caxias do Sul e Juiz de Fora. Com essas estreias, a companhia alcançará as marcas de 54 destinos nacionais e 20 no exterior em voos a partir do Brasil.
LATAM é a mais pontual do Brasil em 2022
No primeiro trimestre de 2022, a LATAM foi considerada a companhia aérea mais pontual do Brasil, com 91,4% dos voos no horário planejado, de acordo com o ranking de pontualidade medido pela Cirium, empresa especializada em análise de dados da aviação mundial. Para chegar ao resultado no indicador OTP (On-time Performance), a consultoria Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o programado).
Veja também as mais lidas do DT
*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
**ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos
Para saber mais, acesse o site da LATAM.