A LATAM realiza o 1º voo internacional, operado pela LATAM Cargo Chile, com combustível sustentável de aviação
O grupo LATAM realizou o seu primeiro voo internacional utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). Na ocasião, a LATAM Cargo Chile operou o voo, a partir do Aeroporto de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte. Além disso, a operação é mais um importante passo da estratégia de sustentabilidade do grupo LATAM para ser neutro de carbono até 2050.
É importante dizer que o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional. Dessa forma, resulta em um produto final sintético e com baixo teor de CO2.
Assim, para a operação, foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha, usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional.
Combustível com certificado internacional
Ademais, o SAF que a LATAM utilizou foi certificado internacionalmente pelos procedimentos ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que garantem a sua sustentabilidade. Também, a Air bp, um dos maiores provedores mundiais de combustível de aviação, o forneceu. Isso representa a primeira produção de SAF coprocessado na Espanha, na refinaria de Castellón.
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Ainda, esse marco torna a LATAM o primeiro grupo de companhias aéreas abastecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Zaragoza (Espanha). Mas, esse feito só foi possível graças ao trabalho de colaboração entre LATAM e Air bp, além de parceiros como a AENA (administradora do aeroporto) e o Exolum (operador logístico).
Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF. Isso contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida, em comparação com o combustível de aviação convencional.
LATAM realiza 1º voo com combustível sustentável e executivos comentam
“Esse voo representa um dos avanços mais concretos em nossa agenda em relação ao uso de SAF. A LATAM estabeleceu o compromisso de dar suporte à proteção e ao cuidado com o meio ambiente, e o uso desse tipo de combustível se apresenta como uma ferramenta fundamental neste esforço”, explicou Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.
“Estamos muito felizes com essa conquista porque o uso do SAF requer a cooperação de diversos setores, e o sucesso dessa operação aponta que essa sinergia é possível. Este é apenas o primeiro passo. Seguiremos em busca de alternativas que nos permitam contribuir significativamente com o meio ambiente e com as comunidades onde operamos”, complementou o CEO.
“Esse anúncio representa um outro marco importante para a Air bp em seu esforço de aumentar a disponibilidade de combustível sustentável. É um passo fundamental na substituição de combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis nas refinarias. O coprocessamento tem um papel fundamental no aumento da produção de SAF de forma mais econômica e eficiente”, comentou Andreea Moyes, diretora global de Sustentabilidade da Air bp.
Compromisso da LATAM com a América do Sul
A LATAM, em maio de 2021, apresentou a sua estratégia de sustentabilidade. Dessa maneira, tendo como metas: alcançar a neutralidade de carbono até 2050; eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser um grupo com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.
Para isso, na gestão de mudanças climáticas, estabeleceu três frentes de trabalho: a redução de emissões por meio da eficiência operacional e melhores práticas. Assim como a migração para combustíveis mais sustentáveis conforme a disponibilidade de mercado. Ainda, como medida complementar, compensar emissões por meio da conservação de ecossistemas estratégicos e de alto valor ambiental.
Porém, o principal desafio para a descarbonização do setor de aviação é a disponibilidade de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF). Isso porque, atualmente, a quantidade disponível em nível mundial é limitada. Principalmente, devido à falta de condições necessárias para sua pesquisa, desenvolvimento e produção.
Então, o acesso ao Combustível Sustentável de Aviação (SAF) na América Latina é um dos grandes desafios que os grupos que buscam promover seu uso na região enfrentam. Mas, a América do Sul tem grande potencial para produzir SAF, em termos de recursos naturais e expertise para contribuir significativamente à mudança climática.
“É urgente avançar com uma agenda que envolva os diferentes setores para promover a produção de combustível sustentável de aviação na região. Como um grupo de companhias aéreas, nosso papel é dar um sinal claro sobre nosso compromisso neste assunto, dando certeza sobre a demanda para os governos e produtores. É por isso que anunciamos e estamos trabalhando para incorporar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando os produtores da América do Sul”, acrescentou Roberto Alvo, CEO da LATAM.
LATAM realiza 1º voo internacional com SAF: saiba mais sobre o combustível
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros. Também, deve atender a requisitos de sustentabilidade, como não competir com a produção de alimentos, bem como fazer uso limitado de água, e reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida.
Sustentabilidade da LATAM no Brasil
A LATAM, em 2022, alcançou importantes avanços no Brasil em seus três pilares de sustentabilidade.
No pilar de Mudança Climática, a LATAM foi a primeira aérea do Brasil a utilizar energia elétrica em operações de solo. Dessa maneira, a LATAM desenvolveu esse projeto-piloto em parceria com Real Aviation e BH Airport, e contou com mais de R$ 30 milhões em investimentos.
Com isso, desde 28 de junho a operação de Ground Handling de pelo menos 50% de seus voos em Belo Horizonte passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel.
Ainda, essa iniciativa permite que não sejam emitidas 114 toneladas de CO2 em 12 meses no aeroporto mineiro. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO2 dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual.
Economia Circular e Valor Compartilhado
Já no pilar de Economia Circular, em 2022, no Brasil, a LATAM conseguiu reutilizar no Brasil cerca de 30 toneladas de uniformes usados por meio de parcerias de upcycling (reutilização criativa). Além de reduzir em 77% o plástico de uso único a bordo, aproximando-se da meta de eliminar todos os plásticos de uso único de seus voos até 2023, e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.
Por sua vez, no pilar de Valor Compartilhado, o programa Avião Solidário da LATAM, somente no ano passado, beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil. Isso porque concedeu mais de 700 passagens e transportou gratuitamente mais de 600 toneladas de cargas. Assim como de 150 animais de 17 espécies diferentes em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Ainda, com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já atendeu mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas. Sendo 4,6 mil animais e mais de 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Aliás, o volume de vacinas equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.