Nesta quinta-feira (27), durante a abertura do Expo Turismo Paraná, em Curitiba, o secretário de Turismo do Estado do Paraná, Leonaldo Paranhos, destacou o avanço das políticas públicas de turismo no estado e os desafios que a gestão ainda enfrenta.
por Paulo Atzingen, de Curitiba (PR)*
Paranhos que assumiu este ano o cargo, elogiou o trabalho já realizado pela secretaria, na figura de Márcio Nunes, destacando que encontrou uma estrutura consolidada e bem direcionada. “Eu também fiquei muito feliz por encontrar uma secretaria que tem rumo, que sabe o que está acontecendo, que já transformou o Paraná e que ainda tem um campo de crescimento enorme. Mas hoje a política pública de turismo no Paraná está consolidada, então é levar adiante, levar em frente, com inovação, com tecnologia e com muita sensibilidade, que é o que o governador nos pediu”, afirmou.
Orçamento robusto e parceria estratégica
O DIÁRIO questionou Paranhos sobre se com sua chegada a dotação orçamentária do Viaje Paraná teria alguma mudança. No ano passado (2024), a dotação orçamentária do Viaje Paraná foi de R$ 708,9 milhões, conforme previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Paranhos destacou que, além do orçamento robusto que será mantido, o governo trabalha em parceria com outras secretarias para potencializar os investimentos. “Se necessário, sim. Nós temos um bom orçamento através do Viaje Paraná, do Paraná Mais Eventos, do Paraná Mais Infraestrutura e, além do nosso orçamento, também temos parceria com a Secretaria das Cidades, a Secretaria da Agricultura e o próprio governador já manifestou seu compromisso de atender às necessidades do setor com responsabilidade e justificativa”, reforçou.
Regionalização como grande desafio
Questionado sobre os principais desafios da gestão, Paranhos destacou a regionalização do turismo como uma prioridade. Embora o estado já tenha consolidado destinos de destaque internacional, como Curitiba e Foz do Iguaçu, o objetivo agora é fortalecer os 18 núcleos turísticos do estado.
“Eu acredito que o principal desafio é a nossa regionalização, a consolidação. O Paraná sempre foi uma referência, com Curitiba, que é uma capital reconhecida mundialmente, e Foz do Iguaçu, com nossas icônicas cataratas. Mas o grande desafio foi iniciar esse trabalho de regionalização. Temos 18 núcleos de turismo que queremos evidenciar, como o PESC PAG, o Hotel Fazenda, a Colônia e outros produtos únicos que temos. Queremos que as pessoas conheçam, além dos pontos já difundidos no Brasil e no mundo, outros locais igualmente interessantes que o Paraná tem a oferecer”, afirmou.
O Expo Turismo Paraná, que é uma ação da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) segue em Curitiba até amanhã (28), promovendo o fortalecimento do setor e conectando profissionais e gestores públicos em prol do desenvolvimento turístico do estado.
*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Felipe Maresca viajaram a convite da ABAV Paraná