Morreu na última quarta-feira (9), em Bento Gonçalves, aos 87 anos, o empresário Leonel Giordani, carinhosamente conhecido por ‘Seu Nelo’, fundador presidente do Grupo Giordani, Transporte Santo Antônio e Posto São Bento.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Mais jovem de 11 irmãos e morando em Santa Bárbara, hoje distrito de São Valentim do Sul, começou a trabalhar aos 15 anos, em 1949, na barca que existia em Santa Bárbara. Aos 19 anos conseguiu uma oportunidade de trabalho em Bento Gonçalves, na empresa A. Bertuol e Moré, onde trabalhou como mecânico e chapeador.
Veja também as mais lidas do DT
Percebendo o desenvolvimento da cidade e crescimento da indústria e turismo, abriu seu primeiro negócio em 4 de março de 1965, a Transporte Coletivo Santo Antônio Ltda. Na época com três colaboradores. Seu Nelo cuidava da mecânica, atendia clientes e tinha como principal atividade a de motorista.
Anos mais tarde, em 17 de novembro de 1992 fundou a Giordani Turismo, com objetivo de operar o passeio de Maria Fumaça, hoje um dos principais passeios do Rio Grande do Sul.
Em 2003, com o objetivo de contar a história dos imigrantes italianos, inaugurou o Parque Cultural Epopeia Italiana, baseado na história real de seus avós, Lázaro e Rosa.
Em 2019 teve sua história de vida contada no livro ‘Carregando Sonhos – História de Vida de Leonel Giordani’, de Sandra Zeni Carli.
Seu Nelo casou-se, em 1963, com Paulina Poletto, e deixa três filhos, Susana, Simone e Leonardo, os genros Carlos Augusto e Clacir, a nora, Andréia, e sete netos, Bruno, Bernardo, Arthur, Felipe, Eduardo, Matheus e Carolina, além de um legado e exemplo de vida que serão mantidos nos corações de quem o conheceu.