Na última quinta-feira (9) Agentes de viagens e empreendedores do turismo participaram da live promovida pela Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e Abav-SP com o coach Lúcio Oliveira, diretor da 4C Solutions, palestrante e conferencista.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
A live com cerca de 40 minutos – que pode ser assistida a qualquer momento ( aqui ) – oferece valiosas dicas para quem está trabalhando em casa e obedece as leis e decretos de isolamento social.
“A proposta é oferecer ideias e novas posturas ao profissional para que ele seja mais produtivo em tempos de quarentena”, disse Lúcio ao DIÁRIO. A live profissional teve a apresentação do presidente da Abav-SP, Fernando Santos.
Veja também as mais lidas do DT
Agentes de mobilidade
“Não existem precedentes no turismo e em nenhuma outra área. Essa crise atingiu frontalmente a mobilidade. Vocês que são agentes de viagens deverão se acostumar a serem chamados também de agentes de mobilidade”, disse Lúcio na abertura de sua apresentação.
Oliveira lembrou que o modelo home office veio para ficar e dele pode-se obter muito aprendizado. “Toda crise tem três etapas: busca de solução, surgem oportunidades, obtém-se ensinamentos e aprendizados. O home-office veio para ficar mesmo depois que a crise for embora”, salientou.
Filtro, não esponja
Lúcio alertou – em uma frase – sobre a necessidade de selecionar mensagens, posts e disciplina no trato das mídias sociais em tempos de grande oferta de informação: “seja filtro e não esponja”.
“A primeira coisa no home office é cuide-se; cuide da sua mente, permita-se, relacione-se, abra a mente. Se você não tiver bem como você vai cuidar da sua família e equipe? hábitos saudáveis para o corpo e para a mente são necessários”, lembrou.
Bolso e negócio
O consultor entrou no mérito central da live quando começou a falar da importância da economia sob o ponto de vista doméstica e empresarial. “Cuide muito do seu bolso, das finanças. Teremos uma nova ordem mundial. Proteja o futuro de suas finanças pessoais e projete-se: “quantos meses eu aguento (financeiramente) com as perspectivas que tenho”, disse.
Conversar diariamente com a equipe (mesmo online), ser contencioso nos gastos, não deixar de falar com o cliente, projetar cenários e se preparar para o novo foram algumas das posturas e ações que Lúcio enumerou. “O mercado do turismo não vai acabar, só vai mudar, então prepare-se para o novo”, prognosticou.
Retorno à conta a gota
“O público espera dos agentes de viagens que eles sejam consultores de mobilidade. O retorno do mercado será à conta a gota. Reconstrua o seu negócio se necessário repensando o público alvo, reduzindo custos, reinventando-se. Quanto mais consultores de mobilidade vocês forem melhor reposicionarão seu negócio”, ensinou.
Sobre Lúcio Oliveira:
Lúcio já realizou mais de 200 projetos de consultoria e o treinamento de mais de 15 mil pessoas. O executivo ainda possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), tem especialização nos EUA pela Miami Dade, além das certificações de Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e Mentor pela Global Mentoring Group.
Contatos com o coach:lucio.oliveira@projetoscapacitar.com.br
11 9444037