A Associação Cozinha da Mantiqueira reuniu mais de 150 pessoas no Hotel Boutique Quebra-Noz, na noite desta terça-feira (18) para o lançamento do livro Sabor da Montanha.
por Paulo Atzingen com fotos de Juneo Videira (De Campos do Jordão)*
Com a presença do prefeito municipal de Campos do Jordão, Marcelo Padovan, donos de restaurantes, chefs de cozinha, empresários e imprensa, o lançamento foi precedido e entremeado por um coquetel oferecido pelo hotel com delícias próprias da cidade que se consolida como um pólo gastronômico do Estado de São Paulo.
Veja também as mais lidas do DT
O livro Sabor da Montanha reúne deliciosas receitas dos principais restaurantes da Serra da Mantiqueira, e o DIÁRIO participou como mídia convidada.
União
A principal mensagem que a noite ofereceu, principalmente aos visitantes e a quem não vive em Campos do Jordão, foi a organização e o trabalho conjunto da iniciativa privada. A união de chefs de cozinha, restaurantes e hotelaria provou que a organização do setor em Campos do Jordão alcança uma maturidade jamais experimentada. O livro simboliza essa maturidade, reunindo 32 dos melhores restaurantes da cidades da Serra.
O prefeito falou ao DIÁRIO: “A gastronomia é um dos nossos principais atrativos. Campos é conhecida pela riqueza gastronômica que tem. a União desses restaurantes é uma coisa fora de série, mais um passo para colocar a cidade lá em cima, atrair os turistas e mostrar que é possível quando a gente se une”, disse Padovan ao DT.
Já Anderson de Oliveira, ex-presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira, e chef do restaurante Dona Chica, diz que o livro vem coroar a Associação Cozinha da Mantiqueira. “Cada associado se uniu e cada qual apresentou o melhor de sua produção, mostrando a sua diversidade que ocorre nesse momento aqui na região da Mantiqueira, com seus pequenos produtores, insumos e uma grande riqueza culinária que temos aqui na região”, enumerou.
Receita, cultura e promoção
O livro foi produzido pela Editora Boccato, contou com a agência de marketing Duna para o projeto gráfico, teve a direção de arte de Marcelo Maceo, além de uma equipe de produção, a Food Designer e Set Styling.
Para o editor André Boccato, a publicação traz uma força cultural e propaga isso. “É um elemento de atração de mais turistas para a nossa região e para nossos restaurantes. O livro é ao mesmo tempo uma peça fundamental, institucional, mas também uma peça promocional. É a primeira vez que se faz um livro que se combina receitas, cultura e promoção”, disse aos presentes.
O que tem no livro Sabor da Montanha?
Entre outras receitas, folheando as tentadoras páginas, é possível encontrar ingredientes da montanha em petiscos, em pratos veganos, em diferentes molhos para truta. Também em massas, risotos e fondues, diferentes criações com pinhão e grelhados de cortes de carne premium. Ainda, há sobremesas inéditas de dar água na boca.
O livro “O Sabor da Montanha” já está disponível para compra na livraria Cultura, no Graal da Rodovia Carvalho Pinto, e através do site oficial do livro. A edição é limitada.
Ainda, a obra tem o Apoio Cultural da Revista Prazeres da Mesa, da Escola Mantiqueira de Gastronomia/Programa Experimenta Mantiqueira. Além do apoio da Rede Graal, da Febtur SP, da EGG Educa e do Parque Capivari-Campos do Jordão.
Livro Sabor da Montanha
Associação Cozinha da Mantiqueira
Editora: Editora Boccato
Valor: R$ 296,00.
Site oficial: www.sabordamontanha.com.br
*Paulo Atzingen e Juneo Videira viajaram a Campos do Jordão a convite da Associação Cozinha da Mantiqueira