A natureza exuberante às margens da capital amazonense atrai um número cada vez maior de visitantes internacionais para a região. Boa parte deles interessados em navegar pelos rios abundantes que cortam o estado. O número de cruzeiros vindos dos Estados Unidos cresceu de sete para dez nesta temporada, de acordo com a Amazonastur.
Os norte-americanos, não por acaso, estão em primeiro lugar no ranking dos turistas estrangeiros que visitam Manaus: são 28,6% do público internacional, segundo estudo do Ministério do Turismo.
A maior floresta tropical do planeta é o principal atrativo dos estrangeiros. Mais de 70% vêm em busca de ecoturismo e aventura e 51% se hospedam em hotéis, flats ou pousadas.
Veja também as mais lidas do DT
O aumento da atividade turística, incluindo os cruzeiros, aquece a economia da cidade. De acordo com dados da Amazonastur, as despesas dos turistas serão 12,81% maiores se comparados ao da temporada anterior, quando o acumulado foi de U$ 2,9 milhões. Os gastos médios per capita dos estrangeiros no Brasil são de cerca de US$ 70,25 por dia, segundo o MTur. (Ministério do Turismo)