Marcado por valorização da iniciativa privada, 7º Expo Fórum Visite São Paulo encerra com panorama de ações do Estado

Continua depois da publicidade

Visite São Paulo lotou auditório do WTC Events Center, na capital paulista, com profissionais de turismo, nesta quarta-feira (19)


*Por Bruno Almeida, do DIÁRIO

A 7ª Edição do Expo Fórum Visite São Paulo, ocorrida nesta quarta-feira (19), no WTC Events Center, reuniu profissionais de turismo, eventos e viagens, e contou com palestras e painéis comandados por líderes do setor. A edição desta ano ficará marcada por discursos de incentivo a parcerias com a iniciativa privada como forma de acelerar o potencial turístico de São Paulo, ditos, em especial, por representantes do Governo do Estado.

Veja também as mais lidas do DT

O evento terminou com uma breve fala do Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena. “Contem com a Secretária de Turismo e Viagens”, disse aos representantes dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) presentes no auditório. “Vamos estreitar nosso contato e melhorar nosso canal de comunicação. Estamos abertos as sugestões e criticas de vocês”.

Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Negócios do Estado de São Paulo na Expo Fórum 2024 - Foto: Felipe Maresca / DT
Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Negócios do Estado de São Paulo na Expo Fórum 2024 – Foto: Felipe Maresca / DT

Anteriormente, Lucena havia participado de outro painel durante a tarde. Na ocasião, considerou o Expo Visite São Paulo como um momento de “virada de chave e uma reunião emblemática”. “Muito entusiasmo e satisfação com este passo que estamos dando juntos. (…) Com os investimentos (privados), é nossa obrigação dar em troca a mão-de-obra”, disse, em referência ao programa Academia do Turismo, citado durante o evento.

A Academia do turismo, de acordo com Ana Cristina Clemente, Coordenadora de Turismo da Setur-SP, deve ser lançada ainda no final deste semestre. “Hoje mesmo assinamos nove acordos de parcerias para oferta integrada de cursos ligados a qualificação para o turismo “, detalhou.

Ana Cristina Clemente, Coordenadora de Turismo - Foto: DT
Ana Cristina Clemente, Coordenadora de Turismo da Setur-SP – Foto: DT

Em sua fala, Ana parabenizou os casos de sucesso dos COMTURS e relembrou as principais mensagens do evento, também citando a iniciativa privada.

“Deu para mostrar que as politicas públicas não são só do governo. A gente tem os conselhos, as parcerias privadas. Foi mostrado como o turismo pode transformar pequenos destinos, além de valorizar cultura, história e patrimônios”, ressaltou, mostrando os 14 projetos em andamento pela Secretaria de Turismo e Viagens do estado. “Temos uma política muito fortalecida de feiras e eventos, já participamos de 14 feiras este ano e são 36 previstas até o final do ano.

Outro destaque da pasta foram os 1800 eventos geradores de fluxos de turistas no estado.
Para o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Jorge Lima, que também falou no Expo Visite São Paulo, é inaceitável que um país como o Brasil, com toda sua diversidade de segmentos turísticos, não consiga superar o número de visitantes de países menores e com menos atrativos. “Só não tem dois tipos de turismo aqui, o de neve e o vulcão. (…) A gente não consegue fazer isso (superar locais como Punta Cana e Malásia, citados pelo secretaria) porque a gente sempre tratou turismo como lazer e diversão”, ponderou.

7º Expo Fórum Visite São Paulo - Foto: DT
7º Expo Fórum Visite São Paulo – Foto: DT

“Turismo é negócio. E é privado, não é público. Temos que tratar como uma cadeia de negócios”, continuou. “Se eu sou um gigante, tenho que agir como tal”, disse sobre o elevado Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo e o potencial turístico dos diversos segmentos presentes no estado.

Entre os destaques do secretário, ele prometeu o começo de obras da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes ainda sob gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), uma ideia já em fase de estudos. Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.

Para Toni Sando, Presidente Executivo Visite São Paulo, as ações no turismo realizadas São Paulo nos últimos meses são “diferenciadas em relação ao restante do Brasil na questão da unificação, entre os empresários locais, os conselhos municipais”. Por fim, ele colocou o Visite São Paulo à disposição do todos os presentes.

Toni Sando, presidente executivo do SPCVB, durante apresentação sobre Marketing e Destinos na Expo Fórum 2024 - Foto: Felipe Maresca / DT
Toni Sando, presidente executivo do SPCVB, durante apresentação sobre Marketing e Destinos na Expo Fórum 2024 – Foto: Felipe Maresca / DT
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade