Por Paulo Atzingen (de Hangaroa, Ilha de Páscoa)
Os hóspedes e viajantes que chegam pela primeira vez ao Hangaroa Eco Village & Spa têm a sua disposição não apenas conforto, praticidade e atendimento de primeira linha comuns em empreendimentos localizados em grandes centros urbanos ou destinos badalados. Além disso, quem se hospeda aqui, ganha de presente a imersão na história da Ilha de Páscoa.
Isto porque a concepção arquitetônica do hotel homenageia os antepassados da aldeia de Orongo, uma civilização polinésia que viveu na borda do vulcão Rano Kau. Os apartamentos são distribuídos de forma harmônica oferecendo ao visitante um conceito de aldeia nativa, com estrutura em madeira original, rochas vulcânicas, vegetação autêntica formando os jardins, e emprestando a quem se hospeda a grata satisfação de estar integrado ao tempo e ao espaço do lugar.
São 75 apartamentos divididos da seguinte forma: 69 quartos Moana y Kanga de 45 a 49metros quadrados (singles ou dobles); 5 suítes Ma’Unga de 74 a 78 metros quadrados e a suíte Hangaroa com 83 metros quadrados, para ocasiões únicas e estadias prolongadas.
O DIÁRIO conversou com Marcelo Becerra, profissional natural de Santiago e com grande experiência hoteleira. Becerra está há sete meses comandando a gerência de operações do empreendimento. Acompanhe abaixo os principais tópicos da entrevista:
Alta e Baixa Estação
Nossa alta estação compreende quatro meses muito bons, que incluem novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. A temporada baixa acontece somente durante os meses de junho e julho. Agosto já começa a aumentar o número de hóspedes.

Tarifa
Temos tarifas diferenciadas na alta e na baixa, com oscilações em torno de 10%. Temos também uma tarifa diferenciada internacional da nacional, com essa mesma diferença. A tarifa hoje, de agosto, está em 330 dólares, em média
Primeiro semestre
Posso adiantar que as vendas subiram pelo menos 30% em comparação ao mesmo período do ano passado, tanto em número de room nights quanto em ocupação.

Reformas na academia
Os 75 apartamentos existentes são usados de forma harmoniosa, com bloqueios (não uso) de alguns para investimentos em remodelação e atualização. Não existem planos de ampliar o hotel, pois trata-se de um projeto definido em um business plan. Estamos, sim, interessados em investir em infraestrutura para o restaurante, temos um projeto de ampliar a academia. Entendemos que hoje em dia as pessoas gostam muito de esporte e queremos investir nesta área.
Perfil do Hóspede
Basicamente, nosso hóspede vem principalmente dos Estados Unidos. Depois temos grande presença de chineses, asiáticos e uma boa demanda, embora em menor número, de italianos e franceses.
Dentre o perfil nacional recebemos fundamentalmente viajantes de Santiago. Em geral de classe média/alta, já que somos um hotel do segmento de alta padrão, um hotel que está catalogado na categoria luxo, com serviços de excelência.
Acompanhe mais notícias do Hangaroa Eco Vilage & Spa nas próximas edições do DIÁRIO DO TURISMO
