terça-feira, abril 8, 2025
InícioEconomia do turismoMemória afetiva, NPS, pós-venda: Encatho & Exprotel 2024 mostra...

Memória afetiva, NPS, pós-venda: Encatho & Exprotel 2024 mostra como a experiência do cliente potencializa negócios no turismo

Participantes da Encatho & Exprotel, maior encontro do setor no Sul do Brasil foram desafiados por palestrante a pensar estratégias para aprimorar jornada dentro dos hotéis

Por Bruno Almeida, colaborador do DT*


Em um mercado competitivo como o do turismo, clientes buscam diferenciais importantes para tomar a decisão de viajar a determinados destinos. Por isso, o Encatho & Exprotel 2024, maior encontro do setor no Sul do Brasil, abordou como conceitos importantes de vendas podem e precisam ser aplicados para que hotéis se destaquem em meio à concorrência. em uma de suas palestras mais aguardadas.

O painel “A Era da Experiência: Um Conteúdo Incomodativo Sobre a Experiência do Consumidor”, do economista Alexandre Weimer, fez os participantes refletirem sobre como a jornada do cliente é um catalizador para o sucesso. Na palestra, ocorrida nesta quarta-feira (24), o conteúdo “incomodativo” de Weimer encheu a sala Joaquina do Centro-Sul, centro de convenções de Florianópolis, onde o evento acontece até esta quinta-feira (25).

“É importante termos pessoas para cuidarem da experiência completa do cliente, porque as empresas que fazem o básico vão quebrar em cinco anos”, provocou Weimer ao abordar a relevância de transformar a visão de operadores de turismo sobre o atendimento a clientes. Entusiasta em vendas, marketing e experiência do consumidor e fundador do HJ Conference, um dos maiores eventos de empreendedorismo do Sul do Brasil, ele propôs que os participantes se atentem a compreender a jornada dos consumidores, para manter a vitalidade de seus negócios.

Palestra de Alexandre Weimer fez público refletir sobre experiência do cliente - Foto: Bruno Almeida / DT
Palestra de Alexandre Weimer fez público refletir sobre experiência do cliente – Foto: Bruno Almeida / DT

Aplicações no turismo

“Se o teu café da manhã for ‘basicão’, se o teu quarto é aquele comum, o teu produto virou commoditie. E aí você não pode brigar para abaixar o preço. Mas se você gerou valor, o cliente paga. Se o teu produto não é um ‘tanto faz, tanto fez’, aí você cobra o teu preço. E isso é gerado como? Com experiência”, continuou.

Entre os conceitos que o economista relembrou estavam ideias poderosas se bem usadas pelo no turismo: memória afetiva, Net Promoter Score (NPS, métrica que avalia a lealdade do cliente) e a importância do pós-venda e de plataformas de Customer Relationship Management (CRM, na sigla em inglês, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

“A história do local vende. As pessoas precisam estar preparadas para contar histórias, inclusive se forem as mesmas histórias, todos os dias, porque para o cliente ela é única (…) Vendas instrutivas e consultivas aumentam o ticket médio (…) Tem gente que aprecia cafés especiais nos cafés da manhã do hotel, então será que não vale a pena o meu hotel adotar e explicar como aquele café é feito, a qual família pertence”, seguiu com as dicas.

“Para o turismo, é importante implantar a cultura da venda. Se eu faço uma experiência que faz o cliente querer voltar, eu fiz uma cultura de venda. As maiores atrapalhadas que existem estão na experiência. Tem muitos hotéis que você chega na recepção e parece que você está fazendo um favor. Você pode chegar ao quarto e ter um bombom em cima da cama, mas se a recepção te tratou mal, você vai achar que tem veneno no bombom”.

Público ouviu sobre como aplicar conceitos de vendas ao turismo - Foto: Bruno Almeida / DT
Público ouviu sobre como aplicar conceitos de vendas ao turismo – Foto: Bruno Almeida / DT

35º Encatho & Exprotel

Além da palestra de Weimer, a tarde de quarta no Centro-Sul foi marcada por painéis sobre uso da análise de dados e da comunicação no turismo. O Encatho & Exprotel 2024 conta com três dias de programação, entre palestras e presença de expositores na capital catarinense. Milhares de operadores do turismo brasileiro devem passar pelo Centro-Sul, ao lado da praia, em Florianópolis, ao longo do evento.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque