Na conferência de abertura do Congresso Festuris, em Gramado (RS), na manhã desta sexta-feira (7), o ministro do Turismo, Vinicius Lages, falou sobre os impactos das inovações tecnológicas no mercado e nas políticas públicas do governo federal para o setor.
De acordo com o ministro, além de fortalecer a demanda por experiências personalizadas, a propagação de temas de viagem em redes sociais cria uma forte agenda de promoção do turismo em tempo real. "O compartilhamento alimenta o sonho de outros turistas. Viajar é um desejo coletivo e o engajamento aumenta ainda mais esse desejo", afirmou.
A importância do aparato tecnológico em viagens começa desde o planejamento: com a facilidade de acesso à informação – mapas, guias, aplicativos e sites colaborativos; com a simplificação de processos como o "check-in" por meio de dispositivos móveis, por exemplo; e com a possibilidade de antecipar experiências, por meio do grande volume de imagens, relatos, plataformas de avaliação de serviços e vídeos disponíveis em rede.
Veja também as mais lidas do DT
Dos 202 milhões de brasileiros, 62 milhões fazem prelo menos uma viagem por ano e 80 milhões ainda podem ingressar nesse universo, de acordo com o ministro.
"O turismo tem capacidade de transformar o ser humano, e isso jamais vai ser colocado em xeque nem pela tecnologia", analisou Lages.
Também participaram do painel de debates o presidente da Abracorp, Edmar Bull; o presidente do FOHB, Roberto Rotter; o presidente da Braztoa, Marco Ferraz; e o presidente da Abav-RS, Danilo Kehl. Os talk shows do Congresso Festuris continuam no sábado (8), em Gramado (RS), ao longo da manhã, com temas voltados à inovação e criatividade no setor.