Por G1 com REDAÇÃO
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, afirmou hoje (27) que o governo está “preparado” para assumir o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), caso a concessionária, Aeroportos Brasil, decida devolver a concessão. Quintella disse, porém, que espera que a concessionária resolva os problemas financeiros para permanecer à frente do terminal.
De acordo com o jornal “Valor Econômico”, a Triunfo e a UTC, que detém participação na concessionária que opera Viracopos, avaliam devolver a concessão em razão das dificuldades financeiras e da frustração com a perspectiva de futuro do negócio.
A Aeroportos Brasil deixou de pagar R$ 173 milhões da outorga, no ano passado, um valor anual devido ao governo pelo direito de explorar o aeroporto. Por causa disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) executou o seguro garantia. A concessionária do Galeão, por sua vez, aderiu ao “reperfilamento” do contrato e, ainda de acordo com Quintella, a do aeroportos de Guarulhos pediu recentemente a adesão à reestruturação do vínculo.