A abertura do sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro deve ser dia 26 de janeiro
Edição DIÁRIO com agências
O Ministério do Turismo prorrogou o prazo para abertura do sistema de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento gerido pela pasta que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país.
O objetivo é realizar um período de teste com a rede de interlocutores estaduais antes do início oficial do período de cadastramento de novas cidades ou de atualização de informações sobre os destinos turísticos brasileiros. Com isso, a expectativa é de que a abertura ocorra no dia 26 de janeiro.
Veja também as mais lidas do DT
Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os órgãos oficiais de turismo das unidades federativas deverão revisar os dados, homologar o cadastro e validar sua composição e regiões turísticas, bem como apresentá-los ao Conselho ou Fórum Estadual de Turismo.
Com o cumprimento do novo cronograma publicado na Portaria MTur 3/2022, e apresentação da nova versão do Mapa, prevista para março de 2022, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, terão 30 dias para homologar os cadastros dos municípios no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que terá 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no sistema. Após a inclusão, este cadastramento terá validade de um ano.
Além dos critérios já conhecidos, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”, cujo objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que orientará a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.