A Festa do Imigrante, realizada no Museu da Imigração, acontecerá nos dias 08, 09, 15 e 16 de outubro, com 54 países representados no local
Em sua 27ª edição, a tradicional Festa do Imigrante, promovida pelo Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, chega a sua 27a edicão.
Neste ano, ela tará ao complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, quatro dias ( 08, 09, 15 e 16 de outubro, das 10h às 18h) de música, dança, gastronomia e artesanato de comunidades. Dessa forma, estarão representadas as culturas de 54 países.
O evento, para toda a família, ainda tem atividades específicas direcionadas às crianças. Além disso, a festa terá vivências culturais com grupos de diferentes nacionalidades. E ainda oficinas destinadas a interessados em temas como migração e museologia.
Vale destacar que os ingressos para a Festa do Imigrante, que têm número limitado, já podem ser adquiridos pelo site.
Apresentações musicais
Totalizando 68 apresentações de música e dança, sobem ao palco da festa, que será montado no jardim do museu, grupos e artistas refugiados, além de migrantes ou descendentes de diferentes tradições.
Esses artistas vieram de vários países, como por exemplo: Benin, Polinésia Francesa, Índia, Japão, Moçambique, Bielorrússia, Áustria, Chile, Ucrânia, Itália, entre outros.
As performances musicais vão de sonoridades mais contemporâneas, que correlacionam, por exemplo, música tradicional com o jazz, como é o caso do moçambicano Otis Seline.
E vão até ritmos mais tradicionais e apresentações folclóricas, como o grupo ISBÁ, da Bielorússia.
É importante lembrar que as danças trazem o modo de se movimentar em cada país, revelando assim aspectos de celebração dentro de cada cultura.
Variedade gastronômica
Para celebrar a diversidade de sabores, dando ao público a oportunidade de provar pratos típicos de diversas regiões, a festa terá tendas de expositores gastronômicos de 37 países.
Entre eles, estarão presentes na Festa do Imigrante, no Museu da Imigração, países como: Afeganistão, Alemanha, Áustria, Armênia, Bolívia, Bulgária, Rússia, Costa do Marfim, Egito, Espanha, Ilha da Madeira, Índia, Iraque, Itália, Japão, Turquia e Venezuela.
A festa contará, também, com a presença do Comida de Herança. Ela oferece produtos de empório e receitas autorais, que movimentam diferentes tradições e técnicas culinárias de pequenos produtores.
Veja também as mais lidas do DT
Artesanato únicos
Na área do artesanato, haverá expositores de 21 países e regiões, como Bulgária, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Dinamarca, Grécia.
Dessa maneira, vão contemplar a importância do fazer manual na cultura popular. E ainda darão a possibilidade do visitante ter contato com peças únicas, que refletem a identidade cultural dos países representados no evento.
Vivenciar as tradições culturais
O público ainda poderá vivenciar parte das tradições presentes na festa em experiências culturais no formato de oficinas.
Na ocasião, os visitantes da Festa do Imigrante, no Museu da Imigração, poderão ter noções básicas de passos de danças folclóricas russas. Além disso, experimentar movimentos da Yoga clássica ou conhecer ritmos da Palestina, por exemplo.
Também poderão viver momentos de luthier, aprendendo a construir um “grilinho”, instrumento musical da Ilha da Madeira. Ou ainda aprender a feitura dos “Marguciai” – ovos decorados tradicionais na Lituânia.
E ainda quem preferir ampliar seu repertório culinário poderá, por exemplo, aprender a cozinhar o “Æbleflæsk”, receita típica da Dinamarca, feita com toucinho defumado e maçãs.
Propostas educativas do Museu
A programação da festa ainda terá oficinas ministradas pelos núcleos educativos, de pesquisa e de museologia do Museu da Imigração, como a “Expedição etnográfica pela Festa do Imigrante”.
Nela, os participantes serão instigados a caminharem pelo evento, observando os grupos culturais presentes, sob novos ângulos e conceitos vindos da antropologia. Ou ainda participar da “Roda de Conversa – Formação e Trabalho em Museus”, realizada pela equipe técnica da instituição.
Leitores Mirins e atrativos do Museu
Por fim, uma programação especial, destinada às crianças, será realizada no espaço “Semear Leitores”.
No ambiente, haverá contações de histórias temáticas que pretendem, de maneira lúdica, aproximar os pequeninos de aspectos culturais presentes nas tradições convidadas para essa edição da festa.
Por sua vez, a exposição de longa duração do MI “Migrar: experiências, memórias e identidades” também poderá ser visitada, respeitando a lotação máxima de cada ambiente.
Outros atrativos, como o passeio de maria-fumaça e fotografias de época, também estarão em funcionamento durante o evento.
Vale lembrar que a programação do evento está sujeita a alterações sem aviso prévio.
Serviço
27ª Festa do Imigrante
Data: 08, 09 e 15 e 16 de outubro
Horário: das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
Entrada: R$ 10 (antecipado) | R$16 (bilheteria)
Local: Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Obs.: Acessibilidade no local – Não possui estacionamento
Para mais detalhes sobre a programação e os ingressos, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.