No aniversário de São Paulo Sanduíche de Mortadela do Mercadão terá 467 metros e 1 tonelada de recheio

Continua depois da publicidade

No dia 25 de janeiro, a comemoração dos aniversários de São Paulo e do Mercado Municipal Paulistano será fechada e de cunho social, com a distribuição exclusiva do tradicional lanche de mortadela e bolo a instituições carentes, em respeito à pandemia e à necessidade do distanciamento interpessoal.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Para celebrar será preparado o famoso sanduíche de mortadela numa versão inédita em homenagem à capital paulista: serão 467 metros (idade da cidade) e mais de 1 tonelada de recheio (cerca de 780 kg de mortadela e 260 kg de queijo prato). A montagem do lanche formará a mensagem “SP 467”. Um bolo temático com 88 kg também será preparado no local, referência à idade do Mercado.

Veja também as mais lidas do DT

O evento é parte do calendário oficial da Prefeitura pelo aniversário de São Paulo e terá transmissão ao vivo através do facebook @mercadosmunicipais.abast, desde a confecção do mega sanduíche –a partir das 6h-, o momento dos parabéns e cortes –previsão em torno das 12h-, até o fracionamento e a entrega às instituições assistenciais no Mercadão logo na sequência.

“Esta foi a maneira que encontramos para manter nossa celebração sem promover qualquer aglomeração, seguindo todas as medidas de segurança no combate ao coronavírus, e poder compartilhar com o público, clientes, parceiros etc”, explica o empresário José Carlos Freitas, presidente da RENOME – Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano, responsável pela organização do evento.

A ação é uma parceria entre o Departamento de Abastecimento e Agricultura da Prefeitura, a Associação da Renovação do Mercado Municipal Paulistano (RENOME) e empresas como a Ceratti, Tirolez e Basilicata, e tem o apoio da APECC –Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras-.

Mercado Municipal Paulistano é um dos principais cartões postais da grande metrópole. Foi instalado em 1933 na região central de São Paulo e tornou-se destino turístico na capital paulista com a visita milhares de pessoas diariamente.

Conhecido como Mercadão, o local também virou referência pela riqueza gastronômica que oferece em meio a aproximadamente 300 boxes, que dispõem de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, além de vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e temperos.

O Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão (Crédito: Secom/SP)

Alguns números capazes de mensurar o significado do local na cidade de São Paulo: 350 toneladas de alimentos comercializados por dia; de mil a 30 mil lanches de mortadela são vendidos toda semana; 8 restaurantes somente no mezanino de 2 mil metros quadrados, mais instalações no subsolo; 40 ramos de atividade; 1 cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia.

Construído numa área de 12,6 mil metros quadrados, o Mercado Municipal Paulistano também se destaca pela arquitetura, com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, explorando a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico são outro chamariz que encantam o visitante.

O Mercadão está seguindo os protocolos de segurança oficiais e adotou medidas protetivas em prol da saúde dos colaboradores e dos visitantes. Seu horário de funcionamento também está reduzido, de terça a sábado, das 6h às 16h. Fica na Rua da Cantareira, 306, Centro de São Paulo. O site é www.mercadomunicipalsp.com.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade