Agências com Edição do DIÁRIO
Já está chegando a hora de Nova Friburgo celebrar a FLINF – Festa Literária de Nova Friburgo.
A primeira FLINF celebrará o encontro entre Nova Friburgo e diversos autores e profissionais do livro que subirão a Serra para o evento que inclui a cidade de vez no mapa das festas literárias do país. A programação simultânea, contando com mais de 60 atividades entre mesas, contações de histórias e lançamentos de livros, acontecerá no chamado “corredor cultural” da cidade − na Praça Getúlio Vargas − e também na Casa Eliza Vidal e no Cadima Shopping.
Veja também as mais lidas do DT
Cada espaço receberá uma programação especial. Veja:
Na sexta-feira, dia 14/10, o Teatro Municipal recebe Zuenir Ventura que falará especialmente para professores da rede pública municipal e contará suas histórias como escritor, professor e jornalista. A palestra vai ser aberta pela Escola Comunitária Municipal Vale de Luz com o espetáculo: De Fribourg à Nova Friburgo e pelos professores do iiLer /Puc-Rio que falam sobre Formação de leitores e mediação da leitura. Cerca de 400 professores participarão da palestra. Outros 100 lugares do Teatro estão disponíveis e a entrada é gratuita, e sujeita à chegada e mediante lotação.
A Usina Literária (Usina Cultural Energisa) receberá mesas sobre o fazer literário e editorial que passam por temas como tradução, escrita jovem, letra e música, com escritores como Henrique Rodrigues, Mauro Santa Cecília e o professor da UERJ Flavio Carneiro. A Usina Literária receberá ainda o espaço iiLER/ PUC-Rio com lançamento da Coleção Mediadores, sobre formação do leitor e estímulo à leitura.
A Academia Friburguense de Letras (AFL) abrirá as portas de sexta a domingo para uma programação especial que apresentará os autores friburguenses e seus livros. A escritora Tereza Malcher, ganhadora do Prêmio Off Flip e o escritor Alberto Abib Wermelinger, com o livro A vinda dos suíços, são alguns dos autores que falarão de suas obras na casa.
Na Fundação da Memória e Outras Histórias (Fundação D. João VI) escritores friburguenses e autores de fora da cidade conversarão sobre memórias vividas e inventadas, em mesas durante o sábado (14) e domingo (15). Zuenir Ventura e Tina Correia falarão sobre os lugares de sua infância na literatura; a jornalista e autora Barbara Pereira e a escritora Nilza Rezende debaterão os cenários da memória em suas obras, Francisco Gregório Jr. conversará com a professora e curadora da FLINF, Márcia Lobosco, sobre ler, ouvir e contar histórias. O jornalista Fernando Molica falará sobre as utopias de um jovem repórter no seu novo livro, Uma selfie com Lenin, com a jornalista e curadora da FLINF Maria Fernanda Macedo. Teremos também Eduardo Coelho, professor de Letras da UFRJ e editor (também friburguense), discutindo o universo da crônica e a exposição do Eu com o escritor Marcelo Moutinho e com a jornalista Ana Blue, do jornal A Voz da Serra.
A programação da Oficina Escola (Oficina de saberes) será voltada para contação de histórias para crianças e adultos com Elisa Morenno, Maria Clara Cavancanti e Carol Fadini e ainda oferecerá oficinas de arte judaica e mosaico e ilustração infantil, roda de capoeira e exposições dos alunos do Centro Educacional São José, da União Brasileira de Trovadores além do Xadrez Literário com Machado de Assis.
Na Casa Eliza Vidal/ Conectivos (Conexões e outras leituras) acontecerão mesas sobre o universo da comunicação, literatura e criatividade, contando com a participação da jornalista e professora Gabriela Mafort, que receberá o professor Vinicius Andrade Pereira(Columbia/UERJ) para um papo sobre Transmídia com o editor Bruno Valente; o curador da FLINF, advogado Thiago Mello, receberá a autora Carolina Herszenhut (O Cluster) e Gledson Vínicius (Co-Fundador da Poeme-se), para um debate sobre literatura e empreendedorismo cultural. A Casa ainda terá lançamento de livros e bate-papos sobre HQ´s com Paulo Ferreira, Paulo Langer e Diego Aguiar. Sobre a construção da carreira do autor, terá Renata Frade, e sobre novos projetos editoriais, como a recém-lançada Revista Caju, falam as editoras Daniela Name e Renata Magdaleno.
O Espaço Cultural do Cadima Shopping contará com lançamento de livros, espetáculo teatral e mesas de bate-papo. A escritora Ana Letícia Leal lançará Nós vamos nos separar (Ed Tinta Negra Bazar Editorial); o escritor Eric Brasil lançará seu livro, num bate-papo com o historiador Rodrigo Marretto; o professor Ricardo Lengruber (professor) conversará sobre a educação e o brincar, após a exibição do filmeTarja Branca. Rap e Hip Hop, identidade, e carnavais serão temas de mesas e lançamentos de livros. Os autores Alfredo Sertã e Ricardo Elia lançarão livros sobre música para crianças. O jornalista e escritor Felipe Pena, a roteirista Ingrid Zavarezzi e o jornalista e roteiristaDavi Massena conversarão sobre séries de TV. O coral Los Pandas de Acapulco fechará a programação no domingo, 16!
Na FLINF teremos estandes da Poeme-se, Estamparia Literária, Eco-Arte Livraria, iiLer/PUC-Rio e Editora Jaguatirica.
Nova Friburgo
A duas horas da capital Rio de Janeiro, essa cidade que serviu de inspiração e de aconchego para tantos escritores, com tantas histórias originalíssimas para contar, merece finalmente reunir e receber a grande festa da leitura e do livro. Para isso, a curadoria de conteúdo Conectivos, promove uma programação que privilegia conversas entre autores e profissionais do livro e da leitura, de Friburgo e de fora da cidade. A ideia é celebrar o fluxo, o intercâmbio e as trocas que os encontros podem proporcionar. Veja abaixo a programação completa, gratuita (sujeita à lotação dos espaços) com temas e atividades para todas as idades e gostos e divirta-se!
A curadoria de conteúdo Conectivos (www.conectivoscuradoria.com) produz a FLINF – Festa Literária de Nova Friburgo, de 14 a 16 de outubro, com patrocínio do Laboratório De Vita, apoio cultural da InterTV, e apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Unimed Nova Friburgo, Toyoserra, Secretaria Municipal de Educação, Nova Friburgo, Convention & Visitors Bureau, do jornal A Voz da Serra do Educandário Miosótis, da Educatoris e da Livraria Arabesco.
Mais informações: