Acidente da Latam: Nova Zelândia vai apreender caixas pretas de boeing 787

Continua depois da publicidade

Material será analisado por órgão neozelandês após acidente com boeing da LATAM 


REDAÇÃO DO DT

Foi divulgado nesta terça-feira (12), pela Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte da Nova Zelândia (TAIC, na sigla em inglês) a apreensão do gravador de voz da cabine de comando e o gravador de dados de voo do Boeing 787 da LATAM Airlines após acidente na rota Sydney-Auckland que deixou dezenas de pessoas feridas.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo o Portal Terra, a companhia aérea e os passageiros a bordo do voo Sydney-Auckland, na segunda-feira, disseram que o avião com 263 passageiros e nove tripulantes a bordo caiu abruptamente em pleno ar. “Meu vizinho estava a dois assentos do meu, havia um espaço entre nós. Assim que acordei, olhei e ele estava no teto e pensei que estava sonhando”, disse Brian Adam Jokat, um cidadão canadense residente no Reino Unido que estava viajando no avião, nesta terça-feira.

Jokat tirou fotos após o acidente para mostrar os dados sofridos no teto da aeronave, que, segundo ele, foi atingido por outros passageiros.

A agência neozelandesa disse que as autoridades chilenas confirmaram que haviam aberto uma investigação sobre o voo e que a empresa estava ajudando.

Um porta-voz da TAIC disse que, como o incidente ocorreu no espaço aéreo internacional, coube à autoridade chilena de investigação de acidentes, a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), abrir um inquérito.

A Latam tem sede no Chile e o voo deveria seguir para Santiago após fazer uma escala em Auckland.

“A TAIC está em processo de coleta de evidências relevantes para o inquérito, incluindo a apreensão dos gravadores de voz da cabine e de dados de voo”, disse a agência, referindo-se às chamadas “caixas-pretas” que fornecerão mais informações sobre a trajetória do voo e as comunicações entre os pilotos.

A DGAC disse em um comunicado que estava trabalhando com a TAIC na investigação.

De acordo com matéria publicada pelo portal Terra, a Latam não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre se havia fornecido as caixas-pretas à TAIC. A companhia aérea disse mais cedo nesta terça-feira que ajudará as autoridades competentes em qualquer investigação sobre o “forte tremor” durante o voo.

A causa da aparente mudança repentina na trajetória do voo ainda não foi explicada. Especialistas em segurança dizem que a maioria dos acidentes aéreos é causada por uma série de fatores que precisam ser investigados minuciosamente.

A Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia disse em um comunicado que também ajudará na investigação, se necessário.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade