Na tarde do último domingo (07), o diretor administrativo de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, e o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eduardo de Miranda, visitaram o Mercado Público Barrageiro para acompanhar a criação do mural do artista Eduardo Kobra, que adorna a fachada do local. Ao final da visita, Kobra autografou as guias utilizadas no projeto e presenteou os diretores.
Essa foi a primeira visita do artista a Foz do Iguaçu, a convite de Itaipu e do PTI. Kobra destacou que possui convites para trabalhos em várias partes do mundo, mas escolheu Foz para fazer esta homenagem especial. “É sempre uma oportunidade, quando o meu trabalho é respeitado, quando o lugar é interessante. E aqui a gente está fazendo uma homenagem das mais justas possíveis. Todo mundo fala da usina de Itaipu, mas pouca gente fala de quem a construiu, os barrageiros”, afirmou.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, Kobra visitou as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e a própria Itaipu, onde conversou com um dos barrageiros que participaram da construção da Usina. “A gente vê a foto, mas quando a gente chega [na usina], percebe que é gigantesca! Uma obra faraônica mesmo, mais de 40 mil homens para construir, realmente muito impressionante. Foi muito legal ouvir as histórias, os bastidores”, disse o artista.
Veja também as mais lidas do DT
Impacto Cultural
O diretor administrativo de Itaipu, Iggor Rocha, ressaltou a importância do trabalho de Kobra: “A gente conhece o trabalho do Kobra no Rio de Janeiro, nas grandes cidades do mundo, então, ter uma obra dele em Foz do Iguaçu é um presente para a população. Quando a gente entregar o Mercado, entregaremos com ele esse mural, que vai ser um ponto de referência, um ponto turístico aqui da cidade.”
Eduardo de Miranda enfatizou a valorização dos operários através do mural: “É o resgate da essência da Itaipu, resgate de quem construiu Itaipu e fez o que ela é hoje,” disse ele. “Eu acho que, quando o mural for revelado, a população vai se emocionar bastante. É uma bonita homenagem a um público que ajudou a construir a cidade, ajudou a construir Itaipu. É um ponto de conexão da usina com a cidade”, completou Iggor Rocha.