A Air Canada recebeu, nesta quarta-feira (4), autoridades, representantes do trade turístico e imprensa especializada no Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, para o pré-lançamento da nova rota direta Rio–Toronto. A ação foi realizada em parceria com o RIOgaleão, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ), o Visit Rio e a Embratur.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O primeiro voo AC 084 decola ainda hoje de Toronto, às 23h30 (hora local), com chegada prevista ao Rio de Janeiro às 12h05 desta quinta. Já o AC 085 parte do RIOgaleão nesta sexta-feira (5), às 21h, marcando oficialmente o início da operação.
Durante o lançamento, Rocky Lo, diretor-geral de Vendas dos Mercados Internacionais da Air Canada, destacou que a nova rota representa mais do que um aumento na malha aérea: é a ampliação dos laços históricos entre os dois países.
Ele lembrou que a companhia reforça também suas operações já existentes entre São Paulo, Toronto e Montreal, além do voo São Paulo–Buenos Aires. A chegada da rota Rio–Toronto abre novas possibilidades para lazer, negócios e intercâmbio cultural.
Giancarlo Takegawa, diretor-geral da Air Canada no Brasil, lembrou que a conectividade vai além do Canadá. Passageiros têm acesso facilitado a destinos nos Estados Unidos, além de conexões para Europa e Ásia, com a possibilidade de stopover gratuito no território canadense.

Autoridades ressaltam impactos econômicos e estratégicos
O evento contou com a presença do Cônsul-Geral do Canadá no Rio, François Jubinville, que enfatizou a solidez das relações bilaterais e o crescimento da presença canadense no país. Ele lembrou que mais de 130 mil brasileiros vivem no Canadá e reforçou o papel da nova rota às vésperas da Copa do Mundo da Fifa de 2026, sediada por Toronto e Vancouver.
Para Alexandre Monteiro, CEO do RIOgaleão, a operação impulsiona ainda mais a conectividade internacional do aeroporto. Entre janeiro e setembro de 2025, o Rio recebeu mais de 15 mil turistas canadenses — alta de 31% ante 2024. Ele destacou o papel do terminal como hub de voos domésticos e para o Cone Sul.
Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio, vê na nova rota uma oportunidade estratégica para atrair o turista canadense, que tradicionalmente busca destinos de sol no Caribe. Segundo ele, o atual cenário econômico global pode favorecer ainda mais o fluxo para o Brasil.
Já Luiz Strauss, presidente do Visit Rio, comemorou o retorno da companhia ao destino. Ele lembrou que cada voo internacional tem potencial de gerar até 100 conexões domésticas, ampliando o impacto econômico da chegada de um público com estadias mais longas e alto poder de consumo.
Rota marca retomada histórica e fortalece chegada de turistas
Para a Embratur, a nova operação é fruto de articulação conjunta iniciada em 2016. O coordenador de Transportes Modais, Philipe Karat, destacou o crescimento de 9% do mercado canadense de turismo neste ano e o recorde nacional de 8 milhões de visitantes internacionais em 2025.
Encerrando o evento, o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, afirmou que a ligação direta entre Toronto e Rio reforça o posicionamento da cidade no cenário global, ampliando sua presença em mercados estratégicos e facilitando o acesso de turistas de todo o mundo. Saiba mais no site.




