REDAÇíO DO DIÁRIO – (publicado dia 3 de agosto)
É gratificante saber que uma cadeia de hotéis internacional – que segue padrões mundiais da economia de mercado e tem como objetivo máximo atender seus acionistas e ao mesmo tempo atingir a plenitude de expectativas e exigências de seus hóspedes, além de tudo isso também se preocupe com a cultura genuína da comunidade onde está inserida. É o que foi possível observar no Novotel Cusco, durante a cerimônia denominada Mãe Terra (Pachamama, em quéchua), no último dia 1º de agosto. Como mídia convidada, o DIÁRIO DO TURISMO entrevistou Victor Collantes Astete, gerente geral da unidade, acompanhe:
DIÁRIO DO TURISMO – Uma rede de hotel trabalha muito a questão corporativa, objetiva os resultados, os números, as metas. Vocês aqui possuem a sensibilidade em trazer para dentro da unidade a cerimônia mais tradicional do povo peruano.O senhor pode comentar?
VICTOR ASTETE – Sim. Sempre é muito bom respeitarmos as tradições até porque estamos em uma cidade que é um destino turístico internacional e que tem como marca as suas tradições que temos de respeitar. Já é uma tradição no hotel celebrar todos os anos, nos meses de agosto, esta cerimônia do Dia da Terra, que assim representa nosso agradecimento, nosso respeito a tudo o que a Terra nos concede, seus frutos, sua água, seus elementos, que nos permite viver, ir e vir.

DIÁRIO – Há quanto tempo o senhor dirige este empreendimento?
VICTOR ASTETE – Há pouco mais de um ano. Mas comecei minha carreira aqui, trabalhando como estagiário, há 11 anos. Este hotel foi o primeiro da rede Accor no Peru, aberto exatamente há 16 anos. Atualmente a Accor conta com cinco hotéis em meu país. Em Lima já temos mais outros quatro hotéis: Novotel Lima, ibis Larco Miraflores, Reducto e Swissôtel.
DIÁRIO – Fale sobre a procura e a demanda do hotel. A cidade, por ser essencialmente turística, deve ter pouca sazonalidade, correto?
VICTOR ASTETE – Temos também baixa estação, e esse período inicia em janeiro e se estende até março. A partir de abril começa a aquecer a procura e a demanda pelo destino, até mais ou menos meados de novembro, período em que normalmente é nossa alta, chegando a índices de ocupação que atingem facilmente os 95%. Nos períodos de baixa demanda chegamos à ocupação de 50%, durante janeiro, fevereiro… Essa época é conhecida como o período das chuvas.

DIÁRIO – Qual o perfil dos seus hóspedes?
VICTOR ASTETE – O perfil do nosso hóspede é o seguinte: pessoas com mais de 40 anos e que buscam tratamento diferenciado. Nosso principal mercado é o americano. Nós também atendemos ao mercado brasileiro que é muito importante para nós. Temos ainda muitos hóspedes da Europa, especialmente oriundos da Alemanha e Inglaterra.
DIÁRIO – Recentemente, em julho, o serviço de trens da empresa britânica PeruRail foi suspenso por dois dias por ocasião de manifestações populares contra o governo. Estas interrupções afetaram as reservas?
VICTOR ASTETE – Sim, tivemos cancelamentos nos dias 12 e 13 de julho. Nestes dois dias estima-se que perdemos cerca de 2 mil dólares com os cancelamentos. Foram várias reservas canceladas, no entanto como a Accor tem uma política que beneficia os clientes, o dinheiro foi devolvido ou alteramos a data das reservas.
Serviço:
Novotel Cusco

Calle San Augustin 239 –
0 CUSCO – PERU
Tel. (+51)84/581033 – Fax (+51)84/581044
E-mail h3254-re1@accor.com
*O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite da Accor Hotels. Com seguro GTA e comunicação ChatSim