“O que nos salva é dar um passo. Outro passo. Sempre o mesmo passo que recomeça”.
– Terra dos Homens, de Saint-Exupéry
Sempre estamos aprendendo com as valiosas lições do livro “O Pequeno Príncipe”, o último livro escrito por Saint-Exupéry e o mais conhecido mundialmente. Mas outras obras também escondem em suas linhas, belas reflexões sobre o que o escritor e piloto acreditava, e traduzia até o que ele sentia em meio ao tempo em que vivia, em 1938.
“Terra dos Homens” é uma obra autobiográfica que nos teletransporta para os tempos do poeta-aviador, onde seus percalços e desafios diários como piloto da Aéropostale, são relatados junto com outros episódios de sua vida pessoal.
Através de seu livro somos instigados a descobrir como sua carreira na aviação começa na Latécoère, em Toulouse na França, e como conheceu seus amigos para a vida toda, que se tornariam conhecidos como os Quatro Cavaleiros do Céu: Saint-Exupéry, Jean Mermoz, Henri Guillaumet e Marcel Reine (o antigo proprietário da La Grande Vallée – Casa histórica em Petrópolis, RJ, onde os cavaleiros descansavam entre uma escala e outra na América do Sul).
A obra, por ser escrita por ele mesmo, é rica em detalhes e fatos, como as aventuras que viveram na América do Sul. No decorrer da leitura, ele escreve muito sobre seus valores, e ainda divide seus pensamentos sobre a amizade, o heroísmo, a morte, etc.
Veja também as mais lidas do DT
E ao descobrir belas frases durante todo o livro, ficamos imaginando que essa citação “O que nos salva é dar um passo. Outro passo. Sempre o mesmo passo que recomeça”, possa traduzir os desafios em que se encontrava, já que pilotar naquela época era muito perigoso e havia constantes acidentes. Talvez, essa frase ele tenha escrito até para ele mesmo, reforçando sua convicção na vida em que confiava tão fortemente. O que nos salva é continuar tentando, mesmo com as adversidades, se focarmos em um passo de cada vez, logo sairemos do lugar. Assim como temos uma nova chance todo dia ao amanhecer, temos a oportunidade de darmos mais um passo, mais uma lição, mais uma conquista… E assim, a vida vai acontecendo.
“Terra dos Homens”, inclusive, conquistou o Grande Prêmio do Romance da Academia Francesa, e o prêmio Wind, Sand and Stars, saudado pela American Booksellers Association e entregue nos Estados Unidos.
Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos