Tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti”.* – O Pequeno Príncipe
Essa frase foi dita pela Raposa no livro “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry, assim que conhece o principezinho. Tida como símbolo de sabedoria, o animal arisco ensina ao Pequeno Príncipe o quão especial é cativar alguém e o quão valoroso é entendermos que temos responsabilidade afetiva pelas pessoas que cativamos, _“tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”._
Mas antes da Raposa e do Pequeno Príncipe se tornarem amigos, ele precisou entender como era o seu temperamento, mais recluso, discreto, e mais distante, afinal, cada pessoa (ou animal) tem o seu jeito, e vendo isso, o principezinho precisou entender que ele estava em seu habitat natural e respeitar o seu ritmo, cativando-a pouco a pouco.
A Raposa, também nos ensina o quão poderosa pode ser uma amizade, daquelas que vemos algo que lembre a pessoa e sorrimos instantaneamente, como é o caso dos campos de trigo que a lembram muito dos cabelos loiros do seu novo amigo.
Veja também as mais lidas do DT
As pessoas que cativamos, é uma dádiva perceber a grande amizade que está só começando e o quão importante ela pode se tornar, mas permanecer com eles ao lado, é um verdadeiro presente.
Por: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole Barbosa Vieira da Rocha Santos