Viagens em família e destinos com opções de lazer como Olímpia também são apontados como tendência em 2023
Um levantamento realizado pela primeira vez dentro do maior banco de dados de turismo no Brasil, mantido pela pioneira em assinatura de viagens RDC Viagens, que há 30 anos promove aos brasileiros o hábito de vivenciar experiências únicas em lugares inesquecíveis, avaliou com 100 mil viajantes as principais mudanças dos hábitos de turismo no País.
De acordo com a pesquisa, apesar de nos últimos anos as viagens para o Nordeste serem o carro chefe da assinatura de viagens, por sempre ser um destino que garante bons momentos aos turistas, com sol, praia, e diversas opções em lazer e hospedagens, nos últimos anos, houve queda nas reservas, com crescimento para viagens no Sudeste.
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Mudança de destino
Marcio Monti, diretor de Revenue & Supply da empresa, comenta sobre essa mudança de comportamento. “Observamos uma movimentação em relação aos destinos mais procurados, como Rio de Janeiro, Porto Seguro e Fortaleza.
De forma geral, dos 50 destinos mais procurados, 28 tiveram, nos primeiros meses de 2023, demanda abaixo de 2022. Por exemplo, houve uma queda de 27% nas reservas para Fortaleza em relação ao ano passado, e um aumento de 83% para o destino Olímpia, em que o foco são os parques aquáticos e atrações nas águas termais, conta.
Novo comportamento
As informações obtidas pela plataforma de assinatura de viagens convergem com a pesquisa de tendências de 2023 “Culture Rising”, realizada pela Meta, controladora do Facebook e outros produtos relacionados como Instagram e WhatsApp, segundo o qual as pessoas estão vivendo mais e isso as tem levado a considerar a idade entre os 40 e 60 anos como uma nova adolescência.
Essa nova forma de ver a vida se reflete, também, no turismo e na forma de consumi-lo, aponta o levantamento realizado pela RDC Viagens.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências