Os planos da Lufthansa para adquirir parte da TAP Air Portugal

Continua depois da publicidade

Segundo informações de veículos estrangeiros, publicadas no portal msn.com, a compra da TAP pela Lufthansa ainda será bastante discutida até meados do primeiro trimestre de 2025

A Lufthansa visa comprar 19,9% da TAP Air Portugal. A notícia foi veiculada neste domingo (1º) pela Bloomberg e pelo jornal Corriere Della Serra. A negociação entre a empresa alemã e a companhia estatal de Portugal, conforme tradução da Folhapress e publicação do portal msn.com, ainda está no começo.

O diálogo entre as gigantes do setor aéreo deve ter um avanço nesta segunda-feira (2), uma vez que o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, irá a Portugal e fará uma reunião com os ministros das Finanças e da Infraestrutura.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo o Corriere Della Serra, fontes institucionais portuguesas ouvidas pelo jornal confirmaram as negociações. Porém, a Lufthansa não quis comentar, tampouco as autoridades portuguesas deram explicações.

Oferta da Lufthansa

Segundo a apuração italiana, a Lufthansa mira a fatia de 19,9% para se manter abaixo do limite mínimo que aciona a mudança de controle e obriga a empresa a notificar a operação para a UE (União Europeia).

O Corriere Della Serra diz que a oferta para a TAP não deve se concretizar antes do primeiro trimestre de 2025. Fontes financeiras ouvidas pelo jornal estimam que os 19,9% da TAP podem valer de 180 a 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bi).

O jornal também afirma que a TAP está se mostrando uma das melhores companhias aéreas europeias em termos financeiros pós pandemia, principalmente graças ao boom do turismo em Portugal.

TAP Air Portugal Foto Divulgação
TAP Air Portugal (Foto Divulgação)

Plano de privatização

A Bloomberg destaca que a possível proposta da empresa alemã vem após o governo português reafirmar, em julho deste ano, os planos de privatização da companhia aérea —ainda sem divulgar detalhes de como o processo será feito.

Além da Lufthansa, as companhias Air France e IAG —controladora da British Airways e da Iberia já demonstraram interesse pela TAP. Segundo ambos os jornais, o aspecto mais atraente da companhia lusitana são os laços com o Brasil, um dos principais mercados globais, a forte presença na África e o número considerável de voos oferecidos para a América do Norte.

A movimentação da Lufthansa em direção às aéreas estatais da Europa não é novidade. Em julho deste ano, a Comissão Europeia, órgão da UE, aprovou a proposta de entrada da companhia alemã no capital da italiana ITA Airways, parcialmente controlada pelo governo através do Ministério da Economia. A permissão foi dada com ressalvas e uma série de normas a serem cumpridas pela empresa e pelas autoridades.

O acordo foi assinado em 2023, mas passou por um período de investigações por conta dos possíveis impactos do negócio nos concorrentes. A operação garante à Lufthansa 41% de participação na ITA Airways, com possibilidade de avançar para 100% no futuro.

Fonte: msn.com

LEIA MAIS:

Ação da TAP leva culinária portuguesa a agentes de viagem da Bahia

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade