Segundo informações de veículos estrangeiros, publicadas no portal msn.com, a compra da TAP pela Lufthansa ainda será bastante discutida até meados do primeiro trimestre de 2025
A Lufthansa visa comprar 19,9% da TAP Air Portugal. A notícia foi veiculada neste domingo (1º) pela Bloomberg e pelo jornal Corriere Della Serra. A negociação entre a empresa alemã e a companhia estatal de Portugal, conforme tradução da Folhapress e publicação do portal msn.com, ainda está no começo.
O diálogo entre as gigantes do setor aéreo deve ter um avanço nesta segunda-feira (2), uma vez que o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, irá a Portugal e fará uma reunião com os ministros das Finanças e da Infraestrutura.
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Segundo o Corriere Della Serra, fontes institucionais portuguesas ouvidas pelo jornal confirmaram as negociações. Porém, a Lufthansa não quis comentar, tampouco as autoridades portuguesas deram explicações.
Oferta da Lufthansa
Segundo a apuração italiana, a Lufthansa mira a fatia de 19,9% para se manter abaixo do limite mínimo que aciona a mudança de controle e obriga a empresa a notificar a operação para a UE (União Europeia).
O Corriere Della Serra diz que a oferta para a TAP não deve se concretizar antes do primeiro trimestre de 2025. Fontes financeiras ouvidas pelo jornal estimam que os 19,9% da TAP podem valer de 180 a 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bi).
O jornal também afirma que a TAP está se mostrando uma das melhores companhias aéreas europeias em termos financeiros pós pandemia, principalmente graças ao boom do turismo em Portugal.
Plano de privatização
A Bloomberg destaca que a possível proposta da empresa alemã vem após o governo português reafirmar, em julho deste ano, os planos de privatização da companhia aérea ainda sem divulgar detalhes de como o processo será feito.
Além da Lufthansa, as companhias Air France e IAG controladora da British Airways e da Iberia já demonstraram interesse pela TAP. Segundo ambos os jornais, o aspecto mais atraente da companhia lusitana são os laços com o Brasil, um dos principais mercados globais, a forte presença na África e o número considerável de voos oferecidos para a América do Norte.
A movimentação da Lufthansa em direção às aéreas estatais da Europa não é novidade. Em julho deste ano, a Comissão Europeia, órgão da UE, aprovou a proposta de entrada da companhia alemã no capital da italiana ITA Airways, parcialmente controlada pelo governo através do Ministério da Economia. A permissão foi dada com ressalvas e uma série de normas a serem cumpridas pela empresa e pelas autoridades.
O acordo foi assinado em 2023, mas passou por um período de investigações por conta dos possíveis impactos do negócio nos concorrentes. A operação garante à Lufthansa 41% de participação na ITA Airways, com possibilidade de avançar para 100% no futuro.
Fonte: msn.com
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