A Air Canada e a Air Canada Rouge se preparam para suspender gradualmente os voos ao longo de três dias, possivelmente a partir de 15 de setembro de 2024. Os clientes estão sendo aconselhados a utilizar a política de flexibilidade da companhia aérea, que permite adiar viagens iminentes sem custo
A Air Canada anunciou nesta segunda-feira (9) que está finalizando planos de contingência para suspender a maioria de suas operações. As negociações entre a empresa e a Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (ALPA), que representa mais de 5.200 pilotos da Air Canada e da Air Canada Rouge, continuam, mas as partes ainda estão distantes de um acordo.
Conforme nota oficial, se um acordo não for alcançado, a partir de 15 de setembro de 2024 qualquer uma das partes poderá emitir um aviso de greve ou de bloqueio de 72 horas, o que desencadearia o plano de redução gradual da companhia aérea em três dias.
Veja também as mais lidas do DT
“A Air Canada acredita que ainda há tempo para chegar a um acordo com nosso grupo de pilotos, desde que a ALPA modere suas exigências salariais, que excedem muito a média de aumentos salariais no Canadá. No entanto, os canadenses viram recentemente o caos que as paralisações abruptas de companhias aéreas causam aos viajantes, o que nos obriga a fazer tudo o que for possível para proteger nossos clientes de uma interrupção de trabalho cada vez mais provável. Isso inclui a decisão extremamente difícil de iniciar uma paralisação ordenada da Air Canada e da Air Canada Rouge assim que for emitido um aviso de greve ou de bloqueio de 72 horas, possivelmente já neste domingo”, disse Michael Rousseau, Presidente e Diretor Executivo da Air Canada.
“Entendemos e pedimos desculpas pelo transtorno que isso causaria aos nossos clientes. No entanto, uma paralisação controlada é a única medida responsável disponível para nós. Estamos divulgando nossos planos para oferecer maior certeza às mais de 110.000 pessoas que viajam conosco diariamente e dar-lhes a oportunidade de reduzir o risco de ficarem presas, por meio da utilização da nossa política de flexibilidade para alterar ou adiar viagens iminentes sem custo. Também estamos alertando o Governo do Canadá sobre o impacto potencial dessa interrupção sobre os canadenses.”
Os voos da Air Canada Express vão continuar operando, pois as empresas terceirizadas Jazz e PAL Airlines são as fornecedoras desses serviços. No entanto, esses parceiros regionais transportam apenas cerca de 20% dos clientes diários da Air Canada, muitos dos quais acabam se conectando a voos da Air Canada.
Orientações aos clientes da Air Canada
A prioridade, segundo a Air Canada, é atender às necessidades dos clientes e proporcionar tranquilidade. Para informações detalhadas, a empresa indicou o site oficial www.aircanada.com/action.
Clientes que tiverem voos cancelados pela Air Canada, serão notificados e terão direito a um reembolso total, que pode ser obtido online pelo site www.aircanada.com ou pelo aplicativo de celular da Air Canada.
A companhia aérea também está organizando com outras transportadoras para garantir espaço para os clientes no caso de cancelamentos de voos da Air Canada. Se forem identificadas opções de viagem em outras transportadoras, os clientes serão notificados pela Air Canada ou por sua agência de viagens. Infelizmente, a expectativa é de que os assentos em outras companhias aéreas sejam muito limitados, e os reembolsos, solicitação de crédito para viagens futuras ou concordância em viajar com a Air Canada em uma data posterior podem ser as únicas opções disponíveis.
Desde 27 de agosto, a Air Canada mantém em vigor uma política de flexibilidade que permite que os os clientes com reservas em qualquer tipo de tarifa, com viagens entre 15 e 23 de setembro de 2024, façam alterações, se desejarem, sem custo ou recebam um crédito para viagens futuras. Esta política será ampliada conforme o necessário.
Regulamento
De acordo com o Regulamento de Proteção de Passageiros Aéreos do Canadá, os clientes no Canadá não têm direito a compensação por voos atrasados ou cancelados, refeições, hotéis ou outras despesas incidentais em situações fora do controle da companhia aérea, como uma interrupção trabalhista(1). A Air Canada informará os passageiros, em todos os casos, sobre seus direitos sob as regras aplicáveis, se o voo for cancelado ou atrasado.
Os clientes com reservas em voos cancelados no caso de uma interrupção trabalhista, são fortemente aconselhados a não irem ao aeroporto sem uma reserva confirmada para um novo voo (verifique o status do seu voo em www.aircanada.com antes de ir ao aeroporto). Também é recomendável que os clientes usem ferramentas de autoatendimento, pois os tempos de espera nos centros de atendimento devem ser extremamente elevados.
Impacto
Atualmente, a Air Canada e a Air Canada Rouge operam cerca de 670 voos diários em média e transportam mais de 110.000 passageiros dentro do Canadá ou internacionalmente. Todos os dias, os voos da Air Canada levam cerca de 24.000 canadenses do exterior de volta para casa e devolvem cerca de 15.000 estrangeiros que visitam o Canadá aos seus países de origem.
De acordo com o plano anunciado hoje para potencialmente suspender os voos, uma redução ordenada das operações começaria assim que um aviso de greve ou bloqueio de 72 horas fosse emitido, o que pode ocorrer a qualquer momento após 00:01 EDT do domingo, 15 de setembro. Os voos em todo o sistema seriam progressivamente cancelados ao longo de três dias, com uma paralisação completa a partir de 00:01 EDT na quarta feira, 18 de setembro. Algumas atividades teriam que começar já na sexta-feira, 13 de setembro, incluindo o cancelamento de alguns pacotes de férias e o solo de algumas aeronaves.
A Air Canada projeta que, a menos que um acordo seja alcançado dentro do período de aviso de 72 horas, o número de passageiros afetados pelo plano de suspensão aumentará progressivamente durante o período para atingir aproximadamente 110.000 diários após 72 horas.
Uma paralisação gradual é necessária porque é a única maneira responsável de gerenciar tal interrupção trabalhista para clientes e funcionários. A Air Canada opera globalmente para 47 países em seis continentes com uma frota de 252 aeronaves, que precisarão ser reposicionadas ou repatriadas junto com suas tripulações. Ao posicionar as aeronaves antes de uma possível interrupção, a Air Canada será capaz de restaurar mais rapidamente o serviço regular para os clientes com planos de viagem nesse período. As aeronaves também serão devidamente protegidas e receberão toda a manutenção de rotina necessária durante esse período.
Operações de carga
As operações de carga também serão afetadas. Todos os dias, a Air Canada Cargo transporta nas baias de suas aeronaves e cargueiros mercadorias perecíveis ou vivas, componentes para fabricantes e outros itens sensíveis ao tempo para os canadenses. Já a companhia aérea começou a limitar a aceitação de alguns desses bens, dado o tempo médio de envio.
No caso de uma suspensão das operações, a Air Canada fará todos os esforços para retomar e normalizar as operações o mais rápido possível, uma vez que um acordo com a ALPA seja alcançado. No entanto, estima-se que, após uma paralisação completa, isso levará de 7 a 10 dias.
Negociações entre Air Canada e ALPA
A Air Canada e a ALPA vêm conversando há 15 meses. Embora tenha sido alcançado um acordo provisório sobre muitos itens para um novo acordo coletivo, o sindicato continua inflexível em relação às suas exigências salariais inadequadas.
A empresa está comprometida em manter a posição histórica de seus pilotos como os mais bem pagos do setor comercial no Canadá e continua negociando para garantir um acordo dessa natureza.
Alternativamente, a companhia ofereceu ao sindicato a possibilidade de submeter a questão à arbitragem. Até o momento, o Ministro Federal do Trabalho auxiliou no processo de negociação ao nomear um conciliador e mediador. E se um acordo negociado não for alcançado, a Air Canada buscará a intervenção do governo, como tem feito em disputas trabalhistas recentes, para evitar uma grande interrupção para os viajantes canadenses e outros stakeholders. Um cronograma das discussões, informações sobre os problemas, compensação dos pilotos e outras informações sobre as negociações estarão disponíveis em nosso Centro de Mídia.