Paraty, a cerca de 3h do Rio, reúne praticamente todos os atrativos para um fim de semana e é opção também para quem busca um destino no feriado de primeiro de maio.
Beleza natural, riqueza cultural, gastronomia diversa e calendário repleto de eventos.
Quem planeja viajar para lá, pode marcar na agenda:
Veja também as mais lidas do DT
Já no comecinho do mês, a cidade histórica sediará o 4º Circuito Cervejeiro de Corrida, que acontece no dia 6. Trata-se de um evento, segundo a prefeitura, que une várias paixões: turismo, esporte, diversão e uma boa cervejinha, em uma corrida de 4,2 km, sem caráter competitivo.
Atribuída à Rainha Isabel (1271 – 1336), a tradicionalíssima Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e vem acontecendo em Paraty desde o século XVIII. Este ano, as atrações acontecem entre os dias 19 e 28 de maio.
São 10 dias de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais. Também acontecem, em meio a programação oficial, shows, gincanas, entre outros.
O fim de semana de 27 e 28 de maio é o mais agitado da programação: no sábado de manhã, são distribuídas refeições, além de bebidas, à população, como parte da tradição.
De noite, na Igreja da Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino e recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota – ou Minhota, originária do Minho, em Portugal
E para fechar o mês, atletas ocupam as ruas da cidade: acontece, nos dias 20 e 21 de maio, a Meia Maratona de Paraty, que em 2023, completa a 20ª edição. O desafio terá as categorias de Individual, masculino e feminino, onde cada atleta poderá correr ou caminhar 03km, 05 km, 10km ou 21km.
Atrativos o ano todo
Junto com os eventos, a pedida é aproveitar as igrejas espalhadas pela cidade, como a da Matriz e Nossa Sra dos Remédios, as galerias de arte, de artesanato, além, é claro, das praias e ilhas – que podem ser visitadas em passeios de barco.
A Mata Atlântica presente na costa da cidade ainda oferece muito contato com a natureza em trilhas que levam a mirantes e locais para observação de aves.
Fundada em 1667 e com suas construções que carregam o passado colonial, Paraty está estrategicamente posicionada entre as duas maiores cidades do país. O município está a pouco mais de 240 km de distância do Rio de Janeiro e a menos de 300 km de São Paulo.
Pousada tradicional tem condições especiais para o mês de maio
Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial, uma das mais tradicionais da cidade, está com condições speciais para os hóspedes. Durante os trinta dias, quem ficar por lá terá direito, além do café da manhã, a um café da tarde e ainda um drink de boas-vindas.
Instalada no coração do Centro Histórico da cidade, a hospedagem está perto dos principais atrativos, eventos, restaurantes e diversos pontos turísticos da cidade.
Ficar lá já é uma experiência por si só: além dos 43 apartamentos, peças típicas do universo cultural brasileiro, como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses fazem parte da decoração do casarão, de 1804, que tem seus quartos batizados com nomes de personalidades femininas da nossa História.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências