sexta-feira, dezembro 5, 2025
InícioAviaçãoParceria entre Anac e Azul amplia formação de pilotos...

Parceria entre Anac e Azul amplia formação de pilotos e reforça segurança aérea

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Azul Linhas Aéreas renovaram, nesta quarta-feira (3), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que fortalece os processos de certificação de Examinadores Credenciados Seniores no País. A nova etapa da parceria traz avanços importantes, incluindo a possibilidade de capacitação em aeronaves operadas pela Azul Conecta, braço sub-regional da companhia.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Com o ACT, pilotos da Anac e da Azul passam a compartilhar conhecimento técnico, elevando o nível de qualificação profissional dos servidores autorizados a realizar exames de observação para o credenciamento de novos examinadores. O treinamento será realizado na UniAzul, universidade corporativa instalada no centro de treinamento da companhia aérea em Campinas (SP).

O programa tem como objetivo garantir alinhamento técnico entre as equipes, acelerar processos de concessão de prerrogativas e reforçar os padrões de segurança operacional. A proposta também assegura que os pilotos da Agência recebam capacitação nas mesmas condições oferecidas aos examinadores da Azul, promovendo padronização e maior eficiência.

De acordo com o presidente da Anac, Tiago Faierstein, a cooperação contribui para otimizar recursos humanos e aprimorar a formação técnica. Ele destaca que a troca estruturada de informação fortalece a convergência de interesses entre o órgão regulador e a companhia aérea.

Para o vice-presidente Institucional e Corporativo da Azul, Fábio Campos, a renovação do ACT é um exemplo de colaboração que beneficia todo o setor. Ele lembra que a UniAzul é o ambiente onde todos os tripulantes recebem treinamento técnico e desenvolvimento de habilidades, e afirma que a troca de experiências com a Agência representa um ganho direto para a aviação brasileira.

A parceria reforça o sistema de vigilância continuada da aviação civil, amplia a capacidade de avaliação de proficiência e contribui para a formação de novos examinadores de linha aérea. Segundo Faierstein, iniciativas como essa resultam em melhorias diretas para a sociedade ao fortalecer processos essenciais para a segurança de voo.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque