quarta-feira, novembro 19, 2025
InícioPolíticas de turismoEmbratur, Netflix e Família Schürmann se unem na COP30...

Embratur, Netflix e Família Schürmann se unem na COP30 pelo turismo sustentável

A Embratur ampliou sua presença na COP30 com acordos estratégicos que reforçam o turismo sustentável como pauta central do Brasil. Nesta terça-feira (18), em Belém (PA), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, cumpriu uma série de agendas com parceiros nacionais e internacionais, incluindo a Netflix e a Família Schürmann, referência mundial em expedições oceânicas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur

Freixo se reuniu com representantes da Netflix para consolidar iniciativas conjuntas que utilizam o audiovisual como ferramenta de promoção do Brasil no exterior. O encontro reforça o uso de produções e narrativas capazes de atrair o turista internacional pela cultura, pela natureza e pela gastronomia brasileiras.

Paralelamente, a Embratur fortaleceu sua parceria com o projeto Casa Vozes do Oceano, idealizado pela Família Schürmann e patrocinado pela Agência. Instalado na histórica Casa das Onze Janelas, o espaço funciona como centro de debates sobre a conservação da Amazônia e dos oceanos, em sintonia com o time global de sustentabilidade da Netflix.

Schürmann: pioneirismo e compromisso ambiental

A Família Schürmann, pioneira nas grandes navegações em veleiro, tem trajetória marcada por documentários e ações de conscientização ambiental. Suas expedições com o Veleiro Kat, símbolo de sustentabilidade, ganharam projeção global e hoje conectam preservação, educação e turismo responsável.

Durante a visita, Freixo percorreu a exposição fotográfica Do Rio ao Mar, que integra a programação da Casa Vozes do Oceano. A mostra reúne obras de fotógrafos amazônicos e registros da Expedição Voz dos Oceanos, revelando o encontro entre rios e mares e destacando a cultura ribeirinha, saberes ancestrais e a força dos biomas brasileiros.

“O presidente Marcelo Freixo destacou a importância de apoiar projetos que conectam a preservação da Amazônia com a dos oceanos. ‘A COP30 é uma vitrine para o mundo, e o Brasil tem a responsabilidade de liderar pelo exemplo. Ao apoiar a Casa Vozes do Oceano, a Embratur mostra que o que quer promover é um turismo que respeita nossos biomas, valoriza nossa cultura e gera renda de forma sustentável’”, registrou a Agência.

Embratur e Netflix: turismo via audiovisual

Freixo também esteve com Gabriela Sanches, coordenadora de Políticas Públicas da Netflix. A executiva elogiou a sinergia entre as instituições. O presidente da Embratur reforçou o potencial dessa união: “Nossa parceria com a Netflix é uma ferramenta poderosa para encantar o turista internacional e convidá-lo a conhecer o Brasil real. Unir a força do audiovisual com a credibilidade da Netflix e da Família Schürmann no Veleiro Kat, que é um símbolo de sustentabilidade, é a síntese do que estamos construindo”. 

Debate gastronômico na agenda da COP30

A programação no espaço Vozes do Oceano também contou com a participação do chef paraense Saulo Jennings, Embaixador Gastronômico da ONU Turismo. Ao lado de Freixo, ele discutiu o impacto da COP30 em Belém e o sentimento de pertencimento da população local.“Existe uma Belém antes da COP e uma depois. E isso é visível nas ruas e nos rostos das pessoas”, afirmou Freixo.

A Embratur apoia o trabalho do chef Saulo, que representará o Brasil no 1º Encontro Internacional de Gastronomia, Turismo e Sabores 2025, em Santiago, no Chile. Para ele, o momento marca uma virada: “Estar com a Embratur em projetos como esse me enche de orgulho. Depois dessa COP, o turismo internacional em Belém mudou de patamar. Temos a missão de andarmos de mãos dadas para continuar esse movimento”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque