No Encatho & Exprotel, palestrantes destacaram impactos positivos alcançados por lideranças mulheres no Jurerê in_, case de sucesso de Santa Catarina
Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO*
Entre as palestrantes da 35ª edição do Encatho & Exprotel, considerado o maior encontro da Hotelaria e do Turismo do Sul do Brasil, mulheres com cargos de liderança em importantes empreendimentos turísticos compartilharam seus cases de sucesso e aproveitaram a ocasião para discutir como estratégias que envolvam a presença feminina podem proporcionar a superação de desafios no setor.
Veja também as mais lidas do DT
O painel “Jurerê in_: o papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico”, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), destacou os impactos da liderança feminina no desenvolvimento sustentável de Jurerê Internacional, agora conhecido como Jurerê in_. O balneário, um cartão postal mundial de Florianópolis, cidade que recebe mais esta edição do Encatho & Exprotel, também é exemplo que reforça como práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) serão seguidas de forma obrigatória dentro do setor de turismo daqui para frente.
Coordenadora corporativa em sustentabilidade, qualidade e meio ambiente no grupo Habitasul, Salete Pereira abordou como a responsabilidade social corporativa é estratégia importante. “Tudo que nós fazemos é para as pessoas e também as pessoas estão no centro da nossa gestão”, falou em sua palestra. Ela já alcançou a marca de 22 anos trabalhando no grupo.
Ela elogiou a presença de homens na plateia para ouvir o bate-papo com as gestoras. “A gente precisa ter na equipe pessoas que gostam de pessoas. Fico muito feliz em ver a quantidade de homens participando da nossa conversa”, disse Salete.
O Jurerê in_ é visto como um case de sucesso na indústria do turismo no Brasil pela qualidade da infraestrutura oferecida aos visitantes. Para as palestrantes, outro motivo de orgulho de atuar na empresa são as lideranças femininas presentes para tornar o destino mais atrativo. Salete lembrou que uma pesquisa recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontou que as mulheres “são protagonistas na formação de novos destinos e na preservação ambiental”.
Patricia Pires, gerente geral no Jurerê Open, refletiu sobre a como indicadores da empresa melhoraram após o aumento nas contratações de mulheres para cargos altos, incluindo as questões ambientais. “Escutar quem está operando é fundamental para construir juntos. Melhoramos a destinação de lixo após conversas. Antes 28% dos resíduos (produzidos nas unidades) tinham destinação correta. Agora alcançamos 73%”, pontuou.
“Cultura é assim, leva um tempo, mas a gente tem que insistir”, seguiu Patricia sobre como a participação feminina contribuiu para estes índices.
Também palestrante do painel desta quarta, a diretora do Jurerê Beach Village, Aksia Amorim, compartilhou estratégias para impulsionar a inovação no setor e incluir mais mulheres em equipes. “Meu maior desejo é que outras pessoas possam trabalhar em locais onde você possa ser você mesma e que tudo que você faz seja acolhido. Depois de mais de 20 anos de hotelaria, me encontrei em um lugar múltiplo”, começou.
Para ela, uma gestão próxima das pessoas aliada ao “olhar feminino” de promover o desenvolvimento de colaboradores são fatores que trazem uma sensibilidade única. Ter mulheres em cargos altos “reflete no encantamento com o cliente”, pontua Aksia.
Quarta-feira no Encatho & Exprotel
O segundo dia de programação do Encatcho & Exprotel (24) ainda teve discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na hotelaria e discussões sobre a gastronomia catarinense.
O Encatho & Exprotel 2024 conta com três dias de programação, entre palestras e presença de expositores na capital catarinense. Milhares de operadores do turismo brasileiro devem passar pelo Centro-Sul, ao lado da praia, em Florianópolis, ao longo do evento.