A partir dos resultados da pesquisa de satisfação do passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) nos 15 principais aeroportos, responsáveis por 95% da movimentação no país, pode-se constatar que além de estar voando mais, o brasileiro está voando melhor.
A evolução da média geral de satisfação do passageiro em todos os aeroportos passou de 3,84 no primeiro trimestre de 2013, período da primeira avaliação, para 3,94, nesta última pesquisa. Além disso, oito dos 15 aeroportos avaliados alcançaram médias acima de 4. Na primeira pesquisa realizada, em 2013, apenas quatro obtiveram esse desempenho.
A mudança na percepção dos passageiros foi motivada, principalmente, por três fatores: ampliação de investimentos e obras, melhor gestão dos operadores e governança. Entre 2011 e 2014, foram aplicados R$ 13 bilhões na melhoria da infraestrutura dos aeroportos, que propiciaram aos passageiros terminais maiores e melhores.
Veja também as mais lidas do DT
Concessões
O programa de concessões de aeroportos, que já levou os terminais de Brasília, Guarulhos, Galeão, Confins, Viracopos e São Gonçalo do Amarante (Natal) a serem administrados por grupos privados, também contribuiu para uma melhor avaliação pelos passageiros em relação às últimas pesquisas.