A visita acontece na próxima sexta-feira (22), com início às 19h15 na Capela da unidade
Na semana do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Cemitério da Consolação receberá um passeio noturno com homenagem especial a Luís Gama e Dona Thereza de Jesus Correia (Dona Thereza). O encontro será na Capela do cemitério, com início previsto para as 19h15.
A iniciativa é uma parceria entre a Consolare, o projeto “O Que Te Assombra?” e o “Reconheça São Paulo”, e proporcionará uma experiência imersiva de duas horas, explorando não só a história de Dona Thereza e Luís gama, mas também a arte tumular e túmulos de ilustres personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Brasil e da cidade de São Paulo. Durante o trajeto, os participantes irão conhecer o jazigo de Líbero Badaró, médico, jornalista e patriarca da Imprensa Livre; e três membros do grupo dos modernistas: a pintora Tarsila do Amaral e os poetas Mário e Oswald de Andrade, entre outros.
Veja também as mais lidas do DT
Os homenageados
Dona Thereza, foi a primeira pessoa a ser sepultada no cemitério, em 15 de agosto de 1858, e representa o marco inicial de um dos espaços mais simbólicos da cidade. Embora sua vida ainda seja envolta em mistério, seu sepultamento simboliza o início da história do Cemitério da Consolação, um local que carrega séculos de memória paulistana.
Luís Gama, abolicionista, advogado autodidata, poeta e jornalista, dedicou sua vida à luta pela liberdade dos escravizados. Sepultado no Cemitério da Consolação, Gama é considerado um herói nacional. Em 2015, recebeu o título de advogado post mortem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reconhecimento de sua importância histórica e intelectual.
“Esta visita nos oferece uma oportunidade única de vivenciar a história de uma maneira sensível e imersiva, destacando as lutas e legados de figuras fundamentais para nossa cultura e sociedade”, afirma Thiago Souza, idealizador do projeto “O Que Te Assombra?” e condutor do passeio. “Luís Gama e Dona Thereza são nomes que representam a resistência e a construção da identidade de São Paulo, e essa homenagem é uma maneira de preservarmos e celebrarmos suas contribuições”, complementa Souza.
A historiadora Viviane Comunale, também mediadora da visita, ressalta a importância do passeio: “O Cemitério da Consolação é, sem dúvida, um dos importantes patrimônios históricos da. Mais do que um espaço de memória, é onde se encontram as histórias e artes que moldaram a cidade. Essa visita é uma oportunidade de valorizar e refletir sobre o nosso passado”.
Passeio Noturno no Cemitério da Consolação
- Data: sexta-feira, dia 22 de novembro, das 19h15 às 21h30;
- Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP).
- Ponto de encontro: Capela do cemitério.
- Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para a retirada será divulgado na página O que Te Assombra?. Limite de 130 ingressos.
*Importante: em caso de chuva, a visita está automaticamente cancelada.