Situadas lado a lado dentro do mar, na beira da areia e à vista dos observadores que passeiam por uma bela estrada costeira, as pedras dos Doze Apóstolos (Twelve Apostles) são uma das grandes atrações do estado de Victoria, na Austrália.
Escavadas pela erosão natural durante milhões de anos, essas formações calcárias de 45 metros de altura pertencem à área do Parque Nacional de Port Campbell, perto da cidade de Melbourne.
Elas podem ser vistas a partir de passarelas e mirantes durante o passeio pela Great Ocean Road, uma estrada de 241 quilômetros que serpenteia pela costa sudeste do país e revela, no trajeto, praias paradisíacas, penhascos monumentais e parques nacionais.
Veja também as mais lidas do DT
Apenas oito pedras
Apesar do nome, não são 12 as pedras que formam o conjunto, mas oito (antigamente eram nove, mas uma se foi com a erosão). O nome foi dado em 1920 com fins turísticos.
A atração pertence a uma área de proteção ambiental chamada Parque Nacional Marítimo Doze Apóstolos, que cobre uma região de 17 km de costa e 7,5 mil hectares. (G1)