Na FITUR — Feira Internacional de Turismo de Madrid, o presidente da Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco, Eduardo Loyo, ao lado de Santiago Yus, presidente da Aena Brasil, revelou uma nova era de conectividade aérea de Pernambuco com a Europa. Com voos diretos de Madrid, Porto, Lisboa e a inédita rota da Ibéria desde dezembro de 2025, Pernambuco se consolida como destino estratégico para o turista europeu, com mais de 20 ligações semanais entre o Velho Continente e o Nordeste brasileiro — um marco que promete impulsionar ainda mais o turismo internacional no Brasil em 2026.
Por Paulo Atzingen, de Madri*
Durante a participação da Empetur na FITUR, em Madrid, Eduardo Loyo destacou a expansão da malha aérea internacional de Pernambuco, que agora oferece voos regulares saindo de cidades como Madrid, Porto e Lisboa, e com conexões semanais ampliadas pela Ibéria desde dezembro de 2025 — reforçando a ligação direta entre Europa e Nordeste brasileiro.
Segundo Loyo, essas rotas somam mais de 20 voos semanais conectando o turismo europeu ao estado, um aumento sem precedentes que pode redefinir o posicionamento de Pernambuco no mapa turístico global.

Conexão doméstica
Além das portas abertas ao mundo, Pernambuco — com o seu Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre — também demonstra força nas ligações domésticas. São 36 conexões nacionais mensais, atendidas por seis companhias aéreas, levando Pernambuco a figurar entre os maiores aeroportos do Brasil em movimentação de passageiros.
No centro dessa expansão está a Aena Brasil, que além de gerir o aeroporto de Recife, administra um total de 17 aeroportos no Brasil, espalhados por nove estados — uma rede que representa cerca de 20% do tráfego aéreo nacional e reflete diretamente no crescimento econômico e turístico do país.
*Paulo Atzingen viajou convidado pela Fitur com seguro GTA




