quarta-feira, janeiro 15, 2025
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Pesquisa aponta que 61% dos brasileiros realizam ao menos uma viagem de lazer por ano

Aproximadamente 6 em cada 10 brasileiros fazem ao menos uma viagem de lazer anualmente, segundo a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, que foi encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) e conduzida pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Dentro desse grupo que costuma viajar, 33% realiza apenas uma viagem por ano, 22% viajam de duas a três vezes, e 6% fazem quatro ou mais viagens.

De acordo com nota enviada pela Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo ao DIÁRIO, com mais da metade da população viajando, o ministro do Turismo, Celso Sabino, avaliou o cenário positivo do setor no Brasil. “Mais brasileiros estão conseguindo viajar, muitos deles mais de uma vez por ano. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o brasileiro consegue planejar viagens com mais tranquilidade, investindo em seu bem-estar pessoal”, afirmou.

Os fatores determinantes para a escolha de destinos nacionais incluem belezas naturais, preços acessíveis e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos. Atrativos naturais lideraram as preferências, sendo escolhidos por 23% dos entrevistados. Já os custos baixos são o fator mais importante para 16% deles. Entre as opções, Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro se destacam no interesse dos entrevistados.

Entre as atrações turísticas favoritas dos brasileiros, as praias ocupam o primeiro lugar, sendo a preferência de 53% da população. Em segundo lugar estão a natureza e o ecoturismo (29%). Empatadas na terceira posição, as atrações culturais ou históricas e aquelas peculiares à saúde e bem-estar representam 16% das escolhas. Já o turismo religioso/espiritual e as viagens com foco na gastronomia atraem 12% cada.

A pesquisa também revelou os principais custos das viagens. Alimentação, hospedagem e transporte aéreo são os maiores gastos, sendo que o transporte aéreo é o mais significativo para 22% dos entrevistados. No entanto, ao considerar os dois principais fatores combinados, a alimentação se destaca, sendo responsável por 38% dos custos.

O brasileiro quer descobrir o Brasil 

Com tantos destinos incríveis, cada vez mais turistas desejam conhecer melhor o país. Inclusive, quando questionados caso recebessem um prêmio para viagens, 63% dos entrevistados escolheriam um destino nacional, enquanto 35% optariam por uma viagem ao exterior, revelou a pesquisa.

Os perfis que mais desejam explorar as belezas do Brasil incluem moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas entre 41 e 49 anos (72%) ou acima de 60 anos (75%), e aqueles com filhos maiores de idade (73%). Por outro lado, os mais jovens (56% entre 16 e 24 anos e 41% entre 25 e 40 anos), pessoas com maior renda (44% entre quem ganha mais de cinco meses mínimos), solteiros (41%) e sem filhos (46%) tendem a viagens internacionais.

“A pesquisa comprova a força do turismo brasileiro, mostrando que a maioria dos brasileiros escolheria destinos nacionais. Nossa grande diversidade de belezas naturais, nosso patrimônio histórico e a riqueza gastronômica ressaltam o enorme potencial do Brasil como destino turístico e a importância de preservar essas riquezas”, concluiu o ministro Celso Sabino.

Redes sociais e viagens 

Os brasileiros estão utilizando cada vez mais as redes sociais para buscar informações sobre viagens. A pesquisa revelou que quase metade dos entrevistados (47%) recorreu a plataformas digitais como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter). As recomendações de amigos e familiares aparecem em segundo lugar, sendo mencionadas por 37% dos participantes. Em seguida, vêm os sites e blogs de turismo, com 22%. Já as agências de viagens e operadores turísticos foram classificadas por 18% dos entrevistados, enquanto os canais de vídeos online somaram 17%.

Metodologia

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

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