Dentre os itens pesquisados, o que se destaca é que 55% dos entrevistados ficaram hospedados em hotéis e 30% em hospedagens do tipo compartilhada
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro e o Portal Consultoria em Turismo realizaram de 01 a 16 de novembro uma pesquisa com 800 turistas argentinos para identificar as características daquele consumidor que visita o Rio. Coordenada pelo professor Bayard Boiteux, que dirige o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ, contou com 12 pesquisadores em 7 bairros da cidade e teve o apoio da Fundação Cesgranrio e da Sergio Castro Imóveis.
Dentre os itens pesquisados, o que se destaca é que 55% dos entrevistados ficaram hospedados em hotéis e 30% em hospedagens do tipo compartilhada, como o airbnb. Outro dado interessante é que 70% dos argentinos vieram por conta própria e apenas 30% (do universo pesquisado), optaram por serviços de uma agência de viagem.
Veja também as mais lidas do DT
Abaixo, os resultados da pesquisa:
Gênero
55% homens
45% mulheres
Grau de escolaridade
45% nível superior
40% nível médio
15% nível fundamental
Forma de organização da viagem
70% por conta própria
30% através de uma agência de viagens
Periodicidade
50% veio ao Rio pela primeira vez
27% veio pelo menos uma vez
17% veio pelo menos 2 vezes
6% mais de 3 vezes
Grau de satisfação
84% retornaria ao Rio
16% não retornaria
Meio de transporte
80% via aérea
20% via terrestre
Meio de hospedagem
55% hotéis
30% airbnb
10% aptos alugados
5% casa de amigos
Pontos Positivos
40% praias
30% população anfitriã
15% metro
10% prestação de serviço
5% shoppings
Pontos negativos
28% população de rua
26% segurança
15% limpeza da cidade
12%preços caros
10% informação turística
9% taxis
Faixa etária
18/25-28%
26/40-39%
41/60-24%
Mais de 60-9%
Outras Cidades visitadas
35% Buzios
22% Angra dos Reis
18% Petropolis
12% Niteroi
8% Paraty
5% Cabo Frio