Pesquisa da Booking.com mostra que mudanças climáticas levaram brasileiros a viajar de maneira mais consciente

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O Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com também revelou que 7 em cada 10 viajantes do país querem deixar o destino que visitarem melhor do que estiver quando chegaram. Confira outros dados abaixo!

EDIÇÃO DO DT com Agências


As estadias sustentáveis estão ganhando visibilidade e cada vez mais pessoas estão interessadas nelas. É o que revela o Relatório de Viagens Sustentáveis* de 2022 da Booking.com, pesquisa realizada com mais de 30.000 viajantes em 32 países e territórios, incluindo o Brasil.

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De acordo com o comunicado oficial, entre os brasileiros ouvidos, 54% disseram que viram uma acomodação ecologicamente correta em um site de viagens no último ano. Além disso, 57% indicaram que vão procurar ativamente por informações sobre as práticas sustentáveis de uma propriedade antes de fazer uma reserva.

Segundo a pesquisa, um dos motivos dessa iniciativa está relacionado às mudanças climáticas, dado que três em cada cinco brasileiros (61%) citaram as notícias recentes sobre o assunto como um fator de influência para fazerem escolhas de viagem mais conscientes.

Um dado encorajador é o fato de que 60% dos viajantes brasileiros disseram ter se hospedado em uma acomodação sustentável no ano passado. Segundo o levantamento, entre os que tiveram a experiência de uma estadia mais amigável com o meio ambiente nos últimos 12 meses, os motivos para terem selecionado essa opção variam:

• 44% disseram que a escolha se deu porque queriam ajudar a reduzir seu impacto no planeta;
• Um terço (33%) queria ter uma experiência mais relevante localmente;
• 34% acreditam que acomodações sustentáveis tratam melhor a comunidade em que estão inseridas.

Conexão com a cultura e as comunidades locais

Segundo o levantamento, os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais quer deixar os lugares que visitarem melhor do que quando chegaram (72% dos viajantes do país), atrás apenas do Quênia, Tailândia, Vietnã e Itália.

Além disso, 7 em cada 10 (69%) querem ter experiências que representem a cultura local e quase um terço (30%) dos entrevistados do país diz que buscou ativamente se familiarizar com os valores e tradições culturais do seu destino antes da viagem. Ainda, 35% estariam dispostos a pagar a mais por atividades de viagem para garantir que estão retribuindo às comunidades locais.

Em linha com o desejo de retribuir e se conectar durante as viagens, 41% dos brasileiros gostariam que as empresas de viagem sugerissem coisas para fazer e lugares para visitar para garantir que elas estão oferecendo algo de volta à comunidade local.

Iniciativas sustentáveis da plataforma
De acordo com a nota oficial, a Booking.com manteve suas operações neutras em carbono em 2021 e fez uma transição para o uso exclusivo de energia elétrica renovável até o fim de 2021. Foi um passo importante, alinhado com o Plano de Ação Climática recentemente publicado pela Booking Holdings, empresa controladora do grupo ao qual pertence a Booking.com.
Algo inédito para empresas de viagem online e globais, o Plano de Ação Climática funciona como um documento estratégico que aborda como a Booking Holdings pretende tornar suas operações, serviços e o setor de viagem mais sustentáveis. Alinhado com as definições e métricas estabelecidas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), o Plano de Ação Climática inclui metas ambiciosas para ajudar a empresa a atingir uma redução de 95% nas emissões de escopo 1 e 2 até o fim de 2030, uma redução de 50% no escopo 3 até 2030, e zerar as emissões líquidas até 2040.

“A pressão sofrida por nossos recursos naturais só aumenta, e é inegável o impacto que nosso estilo de vida tem sobre o meio ambiente. Por isso, estamos 100% comprometidos em liderar o setor de viagens para um futuro mais consciente e responsável. Temos objetivos ambiciosos para alcançar. Junto com nossos parceiros do setor e com nossos funcionários, que estão sempre em busca de soluções inovadoras, podemos continuar fazendo com que vivenciar o mundo fique mais fácil para todos – de uma maneira mais consciente e responsável. Acreditamos que viajar é, e deve continuar a ser, uma força do bem, ampliando a compreensão cultural, trazendo oportunidades socioeconômicas para inúmeras comunidades e, potencialmente, ajudando a proteger e revitalizar nosso planeta a longo prazo”, declarou Glenn Fogel, CEO da Booking.com., em nota oficial enviada por e-mail à redação do DIÁRIO.

Para mais detalhes sobre o Plano de Ação Climática da Booking Holdings, e para ver e baixar o terceiro Relatório de Sustentabilidade da empresa – que descreve as iniciativas implementadas em 2021 para um envolvimento responsável com o mundo, para trazer valores sociais de longo prazo e para promover um setor de viagens mais sustentável – basta acessar o link.

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