Diria que é atriz de teatro e cinema no Brasil, que é grande admiradora do trabalho dele, essas coisas assim
No dia da peça foi com o marido almoçar. Estava tão feliz que bebeu um pouco a mais e, chegada a hora, ainda alegrinha, entrou no táxi que o mensageiro chamou com um apito. Lá foram eles “para el Gran Teatro Nacional, por favor”. O carro arrancou, mas não ganhou velocidade, hesitante o condutor perguntou novamente o destino. “Gran Teatro Nacional”, ratificou o marido. O motorista pensou, demorou um pouco para montar na cabeça o percurso, até que finalmente acelerou decidido sobre o melhor caminho para o teatro. O táxi já ia distante quando ela e o marido perceberam que desceram às portas do Teatro Nacional Cervantes, que a peça em cartaz era outra e que o Darin não estava no elenco. Por fim, a dura realidade: o Gran Teatro Nacional fica em Lima, no Peru. Não existe um Gran Teatro Nacional em Buenos Aires, Argentina. De volta ao Rio, ela teve que suportar o deboche dos colegas por mais de seis meses.
Ainda achava graça dessa história, quando recebi, num grupo de Whatsapp, um link do El País com a entrevista do William Kentridge. Ao final, a informação de que o artista estava em Madrid para a abertura da sua exposição no Reina Sofia, aberta ao público até o dia 19 de março. Aqui tão pertinho… Imperdível.
Decisão tomada, compramos as passagens, ida de avião e regresso para Lisboa de ônibus, durante o dia. São oito horas de viagem, oportunidade para fazer a rota por terra, passar dentro de algumas cidades ao longo do caminho, reduzir nossa pegada ecológica e apreciar a paisagem. Depois das passagens, o apartamento reservado pela Airbnb. Tudo muito bem organizado, agora é só esperar o dia e viajar. Não víamos a hora.
Veja também as mais lidas do DT
Três noites em Madrid. Nem olhei mais nada. Nem fiz roteiros. Já estivemos outras vezes na cidade e há sempre o que ver e fazer por lá. Não preciso gastar tempo preparando uma programação. Por alto, pensei, um dia para o Reina Sofia, outro para o Museu do Prado, o terceiro, talvez, para o Museu Thyssen-Bornemisza, que não conhecemos, ou outra programação qualquer, e o resto do tempo para andar a esmo, sem rumo certo, ver gente passar, comer bem; quer coisa melhor?
Duas semanas antes da viagem, a primeira surpresa. As passagens de ida, num voo lowcost pela Easyjet, que nos custaram 46€ – uma pechincha –, foram compradas erradas
Duas semanas antes da viagem, a primeira surpresa. As passagens de ida, num voo lowcost pela Easyjet, que nos custaram 46€ – uma pechincha –, foram compradas erradas. Ao invés de Lisboa-Madrid, Madrid-Lisboa. Remarcar não vale a pena, cobram 116€. Absurdo! Paciência. Não será por isso que vamos perder a exposição do Kentridge. Deixamos os 46€ como doação para a empresa e optamos por ir de ônibus. Compramos as passagens para o horário noturno. Ao invés dos mesmos 20€ da volta, custou-nos 30€. A noite é mais caro, ficamos a saber.
Pois é, mas aí o COVID-19 chegou à Europa. Pode ser um empecilho. No norte da Itália, cidades isoladas e museus fechados. Em Paris, também fechado o Louvre. Na região de Madrid já são 578 os infectados. Será que os museus vão permanecer abertos? Melhor confirmar. Não encontrei no site informação sobre o fechamento do Reina Sofia. Também não vi informação sobre a exposição do Kentridge. Então a segunda surpresa: de volta à entrevista do El País, vejo que é uma edição de novembro de 2017, e que a exposição foi até 19 de março de 2018. Há dois anos!
Tenho passagens compradas, estadia paga, nenhum motivo especial para ir a Madrid e, em tempos de coronavírus, uma boa razão para ficar quietinho em casa. E já não vejo graça nessas histórias de gente distraída.
OSVALDO ALVARENGA – CRÔNICAS DE VIAGEM
*Osvaldo reside em Lisboa e escreve para os blogs: Flerte, sobre lugares e pessoas e Se conselho fosse bom…, sobre vida corporativa e carreira. Atuou por 25 anos no mercado de informações para marketing e risco de crédito, tendo sido presidente, diretor comercial e diretor de operações da Equifax do Brasil. Foi empresário, sócio das empresas mapaBRASIL, Braspop Corretora e Motirô e co-realizador do DMC Latam – Data Management Conference. Foi diretor da DAMA do Brasil e do Instituto Brasileiro de Database Marketing – IDBM e conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD, dos Doutores da Alegria e, na Fecomercio SP, membro do Conselho de Criatividade e Inovação.