Evento, que contou com a presença da presidente do Porto Alegre Convention Bureau, Adriane Hilbig, abordou a temática “Destino POA – O novo momento do Turismo na Cidade”
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB), Adriane Hilbig, participou na última terça-feira (05) do Menu POA, tradicional evento organizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e que promove palestras e bate-papos sobre temas que impactam no desenvolvimento da cidade e da sua população, como empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade.
Veja também as mais lidas do DT
Com a temática “Destino POA – O novo momento do Turismo na Cidade”, o evento debateu sobre o desafio de Porto Alegre conseguir vender a cidade aos turistas e aos moradores. Também participaram a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares; a Coordenadora de Turismo do Sebrae/RS, Amanda Bonotto Paim; e a Head de Estratégias do Pacto Alegre, Daniela Lompa Nunes.
Em sua abordagem, Adriane afirmou que a capital tem se destacado como um destino consolidado para turistas de fora do Estado. “A cena cultural de Porto Alegre é muito forte e tem atraído muita gente. Nós do Convention Bureau, como agentes e fomentadores do turismo, além de uma entidade fundamental para a economia e para o calendário de eventos, temos que trabalhar de forma ainda mais assertiva na promoção da cidade, vendendo-a como um local apropriado para diversas atividades”, afirma.
Setor vital para o andamento da cidade, o turismo de Porto Alegre vem recebendo cada vez mais atenção da prefeitura municipal. Um dos destaques do segmento foi a criação de um Plano de Marketing do Turismo, que propõe qualificar os pontos turísticos já existentes na cidade, oferecendo roteiros que possam integrar diferentes locais, além de aprimorar a imagem da capital gaúcha.
Outro destaque do setor é o alinhamento para vender Porto Alegre. Muito disso acontece pela criação, em maio de 2023, do Comitê Especial para promoção e captação de eventos nacionais e internacionais. Além da captação de novos eventos, Adriane destaca “que não se pode deixar de lado as feiras e os eventos permanentes, como shows e jogos de futebol, já que eles alimentam semanalmente diversos segmentos da cadeia produtiva”.
Ainda durante a programação do Menu POA, foram apresentados dados de eventos itinerantes possíveis de serem captados durante um ano, somente na área da saúde. Ao total, serão 35 eventos, com mais de 116 mil participantes e impacto econômico esperado de R$ 153.049.716,00. Com isso, a expectativa é que a arrecadação de impostos traga cerca de R$ 7.652.485,80 para os cofres públicos.
“Até 2029, trabalharemos em cerca de 64 eventos, sendo eles de medicina, odontologia, tecnologia, engenharia, direito, agronegócio e esporte. A expectativa, com ele, é reunir mais de 350 mil pessoas, o que certamente trará um impacto econômico relevante e muito importante para os cofres públicos, auxiliando diversos segmentos da cadeira produtiva”, conclui Adriane.
Sobre o Porto Alegre Convention Bureau
Fundado em 1997, o Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) é uma fundação privada, sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento econômico e social através do turismo de eventos, com atuação na Capital Gaúcha e Região Metropolitana.
A entidade objetiva aumentar o fluxo turístico, com economia e agilidade nas ações de captação, promoção, apoio e realização de eventos.
Atualmente, o POACVB trabalha em conjunto com o trade local em segmentos como hospedagens, gastronomia, eventos, comunicação, transportes e atrativos turísticos.