quarta-feira, novembro 26, 2025
InícioEntrevistasPorto Alegre se firma como polo nacional de turismo,...

Porto Alegre se firma como polo nacional de turismo, diz presidente do POA CVB

Porto Alegre segue fortalecendo sua posição como um dos principais destinos brasileiros para negócios e eventos, impulsionada por uma combinação de infraestrutura qualificada, logística eficiente e uma articulação madura entre trade, poder público e setor de inovação. A capital gaúcha amplia sua competitividade ao atrair congressos, feiras, eventos esportivos e novas experiências culturais que reforçam sua imagem em nível nacional e internacional.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Turismo, o presidente do Visite Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Luiz Vicente Basso, detalha as iniciativas que sustentam esse movimento, os projetos estratégicos em andamento e a preparação da cidade para os próximos anos. Ele também comenta o impacto das enchentes de 2024 e o processo de reconstrução que mobilizou empresas, instituições e profissionais para garantir uma retomada consistente do setor.

DIÁRIO — Como Porto Alegre tem consolidado sua posição como um destino estratégico para negócios e eventos?

Porto Alegre tem estruturado sua oferta de forma estratégica, combinando infraestrutura de qualidade, articulação institucional, ecossistema de inovação e uma visão de longo prazo para fortalecer o turismo de eventos. Com o suporte do POA CVB, a cidade não apenas atrai grandes congressos e feiras, mas projeta uma imagem moderna, acolhedora e competitiva em âmbito nacional e internacional. Entre os diferenciais, destacam-se a facilidade logística, as curtas distâncias entre hotéis, centros de eventos e aeroporto, além da excelente infraestrutura oferecida pelos fornecedores locais.

DIÁRIO — Considerando que o calendário de eventos para 2026 já está em elaboração, quais são os grandes destaques previstos para a capital?

A primeira edição do Natal Alegre de Porto Alegre promete movimentar a cidade. Somam-se a ele as maratonas esportivas — nossa orla já nasceu para isso — grandes campeonatos de skate, o Mês Farroupilha, o South Summit e uma intensa agenda técnico-científica, que qualifica cada vez mais nossos pesquisadores e já é constante no calendário local.

DIÁRIO — Poderia detalhar o que são as iniciativas POA Pass, POA Experience e POA Convida?

O trabalho do Convention Bureau se amplia por meio de ações como roadshows, participação em feiras de turismo e desenvolvimento de produtos estratégicos, entre eles:

POA Pass: Clube de vantagens que conecta associados a visitantes de negócios.
POA Experience: Plataforma de divulgação para imprensa nacional e internacional.
POA Convida: Iniciativa voltada ao trade turístico.

Ampliar o conhecimento dos players sobre as vantagens competitivas de Porto Alegre, sua segurança, seus serviços e a hospitalidade local é fundamental para o sucesso dessas iniciativas.

Confira imagens da capital do Rio Grande do Sul:

DIÁRIO — Vocês criaram recentemente o novo logo do POA CVB. Qual é o conceito por trás da marca?

A nova marca nasce para refletir a evolução da entidade e, ao mesmo tempo, representar a essência de Porto Alegre. Buscamos uma identidade visual moderna, fluida e simbólica, capaz de traduzir a pluralidade e o protagonismo da cidade no cenário de eventos.
O conceito foi inspirado em elementos afetivos do imaginário local: o pôr do sol do Guaíba, a orla revitalizada, o Cais Mauá, a Usina do Gasômetro, o Centro Administrativo, o Monumento ao Expedicionário e até o chimarrão — símbolos que exprimem tradição, hospitalidade, movimento e inovação.

A proposta é gerar identificação imediata com moradores, visitantes, turistas de negócios e profissionais do setor. Como dizemos internamente, é uma marca que preserva nossa essência, mas olha para o futuro. A criação foi realizada pela agência Join, que conseguiu traduzir esses valores em uma identidade vibrante e cheia de significado.

DIÁRIO — No que diz respeito ao porte dos eventos, qual é o escopo de atuação do POA CVB na negociação e viabilização dessas realizações?

O POA CVB atua como facilitador técnico e institucional para viabilizar eventos de qualquer porte. Trabalhamos na articulação com o trade, produção de dossiês de candidatura, cartas de apoio e reuniões entre organizadores e fornecedores locais. Nosso papel é reduzir barreiras operacionais para a realização de eventos nacionais e internacionais. São mais de 100 categorias de profissionais que vivem e respiram eventos na cidade.

DIÁRIO — Como se deu (ou ainda se dá) o processo de reconstrução de Porto Alegre após os eventos climáticos de 2024, especialmente no que se refere à recuperação das empresas associadas?

Após as enchentes de 2024, o processo de reconstrução avançou com forte atuação do POA CVB na defesa e suporte ao trade. Representamos o setor em reuniões com bancos, secretarias e órgãos públicos, buscando facilitação de crédito, medidas emergenciais e alternativas reais para garantir a sobrevivência das empresas de turismo e eventos.

Também acompanhamos de perto a situação dos associados, auxiliamos em remarcações, reorganização operacional e retomada das atividades, além de desenvolver ações de promoção para acelerar a recuperação econômica. Por fim, estamos empenhados em mostrar — para visitantes e moradores — que Porto Alegre pulsa e vibra com seus eventos, e que nosso povo ama sua cidade.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque