Igrejas, casarões e o rio Douro como cenário. A cidade do Porto, em Portugal, não é só uma das mais turísticas, é também importantíssima para a economia do país e muito, muito rica em história e tradições.
A cidade tem um charme único: ruas e subidas estreitas, casas azulejadas, muitos bares e lojinhas. O Porto tem várias atrações para explorar, e a gastronomia é – literalmente – a “cereja do bolo”, somada às experiências com o delicioso ( e alcoólico!) vinho do Porto.
Por Simone Barros, @viagemelifestyle, colaboradora do DT
Com aeroporto e duas grandes estações de trem que facilitam o acesso por lá a partir de vários destinos, o Porto é um pedaço do paraíso para os amantes de vinhos. As caves dos famosos vinhos do Porto ficam em Vila Nova de Gaia, do outro lado da ribeira do Porto. Por lá é uma delícia caminhar e conhecer a feira local de produtos artesanais à margem do rio, passear de teleférico, e degustar delícias da culinária portuguesa em diversos bares e restaurantes ( para todos os bolsos e gostos).
Veja também as mais lidas do DT
Onde ficar
E é exatamente em Vila Nova de Gaia que fica a mais icônica e premiada hospedagem da região, o hotel The Yeatman. O nome é uma homenagem a uma família empreendedora inglesa que está na região desde 1838. Em 2006 surgiu a oportunidade de investir em um novo projeto e quatro anos depois abriram as portas do hotel The Yeatman. A ligação dos ingleses com o Porto é antiga. Há mais de três séculos o Porto recebe famílias britânicas, que ao longo de gerações se dedicam ao comércio do vinho do Porto.
Foi inspirado nesta ligação, que o hotel The Yeatman reúne a arte portuguesa de bem receber a um ambiente britânico de conforto clássico e discreto. O conceito de sua hospitalidade é proporcionar uma experiência vínica e gourmet sofisticada.
O hotel conta com uma adega que é referência por sua impressionante seleção de vinhos nacionais e internacionais, em particular, com uma lista exclusiva de vinhos portugueses. Quem cuida de tudo nesse espaço conhecido como Garrafeira é a Diretora de Vinhos do hotel, Elisabete Fernandes, também responsável pelas cartas de vinhos do bar e restaurante. Na Garrafeira são realizados eventos exclusivos relacionados com o mundo dos vinhos, como jantares e provas de vinhos, num ambiente elegante e sofisticado.
O hotel cinco estrelas conta com três espaços gastronômicos: o Dick’s Bar & Bistro, o restaurante Gastronómico e o The Orangerie. O bar é ideal para refeições rápidas, ou petiscos com aperitivos com música ao vivo em algumas noites. O Restaurante Gastronómico tem duas estrelas Michelin e é comandado pelo chef Ricardo Costa. Ele oferece um ambiente elegante e clássico, é um menu degustação que destaca uma cozinha sofisticada e criativa, inspirada em ingredientes locais. Já o restaurante The Orangerie, é mais casual; oferece boas opções para compartilhar e também uma carta de drinks e vinhos.
Outra experiência incrível para não deixar de conhecer no hotel é o The Yeatman Wine Spa, que oferece tratamentos exclusivos que impressionam, sauna com cromoterapia, jacuzzis para relaxar, tudo bem próximo à piscina interna aquecida e envidraçada com incrível vista do Porto.
O que visitar
Um passeio imperdível e que rende as mais belas fotos no Porto é, sem dúvida, caminhar pela ribeira e atravessar a icônica Ponte Luís.
Visitas que valem a pena incluir em seu roteiro é à Igreja de São Francisco, uma obra barroca com interior repleto de entalhes cobertos de folhas de ouro; à Sé do Porto, catedral em estilo gótico e também a Torre dos Clérigos, que tem 75 metros de altura e de la é possível ter uma vista panorâmica magnífica da cidade.
Passear de barco ao longo do rio Douro é também um programa bacana. Os passeios em barcos tradicionais chamados de rabelos, oferecem uma vista interessante da cidade, um outro ângulo, além de atravessar da cidade diversas pontes.
Visitar uma cave de vinho do Porto também é uma opção que não deve deixar de constar num roteiro na cidade. Há várias caves em Vila Nova de Gaia e uma das mais tradicionais é a Taylor’s. A cada é reconhecida por ser a mais antiga dedicada à produção do vinho do Porto e sua origem remonta à 1692. A cave da Taylor’s teve recente renovação e o enoturismo da empresa passou a incluir um programa de visitas no seu novo museu. O visitante conhece a história do vinho do Porto e da Taylor’s utilizando um áudio-guia disponível em 13 idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Dinamarquês, Mandarim, Holandês, Polaco, Coreano e Russo). No tour o visitante pode assistir filmes, ter acesso a material documental, exposições, fotografias e pinturas, além de conhecer de perto barricas com vinho do Porto.
E um passeio que atrai turistas de todo o mundo é a visita ao World of Wine, o WOW, que é um quarteirão cultural, que tem também opções de bares, restaurantes, lojas e uma escola de vinhos.
Aberto em 2020, o WOW tem mais de 50 mil metros quadrados de área construída. Os visitantes podem visitar cinco museus: The Wine Experience, Porto RegionAcross The Ages, The Bridge Collection, TheChocolate Story, Planet Cork, o Pink Palace e o Museu Atkinson. Os ingressos podem ser comprados individualmente, por atração, ou em combos.
Experiências gastronômicas
O WOW conta ainda com uma variedade de bares e restaurantes. Confira cinco dicas imperdíveis para conhecer nesse complexo: o restaurante fine dining Mira Mira, comandado pelo chef Ricardo Costa, que apresenta o menu degustação Colheita que é uma verdadeira viagem por sabores com a excelência dos melhores ingredientes locais; o Golden Catch, com opções de peixes e frutos do mar; para provar drinks autorais e clássicos num ambiente com ótima vista a boa pedida é conhecer o Angel’s share; um jantar no restaurante 1828 Steakhouse é uma experiência fine dining para quem ama carnes; e, por fim, não deixe de agendar um almoço no T&C e curta um ambiente casual com variadas opções da culinária portuguesa.