A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) lançou na quarta-feira (4) o Programa Crato Turístico (Procratur). A iniciativa pretende ampliar a participação do turismo na economia do município a partir da articulação do setor, qualificação profissional e ações de divulgação, contribuindo para uma maior competitividade da região como roteiro turístico.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e turismo do Crato, Venâncio Saraiva, o programa segue a orientação do MTur de promover um modelo de gestão descentralizada, com municípios buscando fortalecer suas atividades de acordo com a realidade local.
Além de fortalecer o turismo na cidade, um dos objetivos do Procratur é atuar como vetor de desenvolvimento do turismo na região. Para isso, os municípios já se organizam através do Consórcio Turístico do Cariri, que une sete cidades que fazem parte do Mapa Turístico do Brasil: Crato, Barbalha, Assaré, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri.
Veja também as mais lidas do DT
Dentre os principais atrativos da localidade está a presença da Floresta Nacional do Araripe, a primeira floresta criada em território brasileiro e um dos últimos resquícios de mata atlântica no país, inserida numa rota de ecoturismo com trilhas, nascentes e mirantes.
Outra atividade em crescimento é o turismo religioso. Com a construção da estátua de Nossa Senhora de Fátima, o Crato se inseriu numa das mais importantes rotas de peregrinação do Nordeste.
O turismo de negócios e eventos também foi beneficiado com a instalação na cidade do Centro de Convenções do Cariri, equipamento que possibilita a realização de grandes eventos com conotação regional e nacional.
Um dos trabalhos a serem realizados é a qualificação de diversos segmentos do trade turístico, através de parcerias com o Sebrae, Senac, Sest/Senat, Senai, Geopark, Urca, dentre outras instituições.
No lançamento do Procratur, haverá uma palestra sobre como o turismo pode gerar oportunidades e melhorar o futuro da cidade.