Prefeitura de João Pessoa e UFPB discutem criação de roteiro em museus

Continua depois da publicidade

Prefeitura de João Pessoa e a UFPB querem incentivar o turismo científico e lúdico

Prefeitura de João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciaram, na última semana, um estudo para implementar uma parceria que permitirá a criação de roteiros para que os turistas conheçam os Museus de Ciências Morfológicas e dos Brinquedos.

Os museus estão instalados no Campus I. A ideia é que as pessoas possam visitar os dois locais, incentivando o turismo científico e lúdico. Essa iniciativa tem a frente a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFPB.

Veja também as mais lidas do DT

O secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, destacou que é preciso abrir as portas dos museus existentes em João Pessoa e incentivar que os visitantes conheçam a história da cidade, que é contada por meio de registros fotográficos, vídeos e objetos. “São roteiros ainda não explorados e que podem constar na programação dos turistas que gostam ou pesquisem essas duas áreas”, pontuou.

Localizado no Departamento de Morfologia, o Museu é voltado para disseminação do conhecimento nas áreas de Histologia, Embriologia e Anatomia Humana. Ele foi criado em maio de 2021. Já o Museu do Brinquedo foi fundado em 2019 e tem um acervo composto por brinquedos tradicionais e artesanais, normalmente com origem imprecisa e que, por sua importância social, são produzidos e repassados de geração em geração.

A iniciativa tem a frente a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFPB. (Crédito: divulgação)

Segundo o diretor do CCS, João Euclides, o Museu de Ciências Morfológicas conta com um acervo de 160 itens, incluindo peças sintéticas, reproduzindo estruturas do corpo humano, e peças naturais conservadas por diferentes técnicas, como múmias, esqueletos, entre outros. “O espaço também disponibiliza painéis com apresentação de vídeos com conteúdo sobre o corpo humano, além de tablets e tótens que podem ser acessados, garantindo mais opções de interação”, explicou.

O Museu do Brinquedo da UFPB reúne 356 itens artesanais. O acervo deriva de diferentes etnias e regiões do Brasil; de países do Continente Americano, como Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela; da Europa, com procedência na Alemanha, Itália, Bélgica; e da Ásia, com origem no Irã. É um passeio pela criação dos brinquedos até os dias atuais.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade